Um novo surto de covid-19 na Europa, atribuída à rápida disseminação da variante delta, coloca em risco a temporada de turismo de verão. Destinos turísticos populares como Espanha, Grécia e Portugal enfrentam um salto nas infecções principalmente entre jovens ainda não vacinados.
Agências Internacionais
Na Espanha, a média do número de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias subiu para 204 na segunda-feira, de 100 sete dias antes, segundo dados oficiais.
O aumento pode levar o governo da Catalunha a reimpor restrições à vida noturna, segundo a agência Reuters. Além disso, passará a ser exigido teste negativo de covid-19 ou prova de vacinação para participar de atividades ao ar livre com mais de 500 pessoas.
“Não podemos fingir que derrotamos o vírus”, disse uma porta-voz do governo da Catalunha. “A pandemia não acabou, as novas variantes são muito contagiosas e ainda temos segmentos significativos da população que não estão vacinados”, acrescentou ela.
Veja também as mais lidas do DT
Outras regiões menores impuseram restrições nos últimos dias para conter a alta de infecções. Navarra, no norte, determinou que bares e casas noturnas voltarão a fechar à 1h em vez das 3h. A região da Cantábria suspendeu a atividade noturna em várias cidades.
Pouco mais de 40% dos 47 milhões de espanhóis foram totalmente vacinados, um dos níveis mais altos da Europa, mas apenas um em cada dez entre 20 e 29 anos de idade foi vacinado.
Apesar do aumento nas infecções, o governo central da Espanha não deve adotar novas restrições significativas, avalia o banco Citi. Mas o ressurgimento da covid-19 pode colocar em risco a temporada turística, se a situação da saúde pública se deteriorar ainda mais e impedir a chegada de visitantes estrangeiros. A Espanha depende mais desses turistas do que outros países da zona do euro, diz o Citi.
Para evitar a propagação da delta, países europeus já introduzem restrições às chegadas de viajantes de países com números mais elevados de casos da variante.