A partir deste mês de julho, os EUA vão liberar a entrada de estudantes brasileiros matriculados em programas de intercâmbio, até então proibidos de viajar para o país. Anunciada no final de abril, a notícia já começa a movimentar o setor de turismo, com aumento na procura pela moeda americana em corretoras de câmbio.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Segundo dados da Travelex Confidence, a venda de dólar – ou seja, pessoas comprando o papel moeda – aumentou cinco vezes na comparação entre os cinco primeiros dias úteis de junho de 2021 e o mesmo período de 2020. O crescimento coincide com a queda expressiva do dólar no início de junho, mas também sinaliza uma demanda reprimida pela compra da moeda e a retomada do turismo internacional, com a vacinação adiantada em diversos países.
“A abertura da fronteira norte-americana é extremamente relevante para a retomada do turismo internacional. Depois de um ano de incertezas, as pessoas começam a retomar a confiança para investir em viagens para outros países, isso fica claro com o aumento da procura pelo dólar nas últimas semanas”, pontua Rogério Rocha, diretor de varejo da Travelex Confidence.
A movimentação também é maior nas agências especializadas em viagens de intercâmbio. Na IE Intercâmbio, por exemplo, a procura por pacotes estudantis para os EUA aumentou 16% nas duas semanas seguintes ao anúncio feito pelo governo norte-americano, mostrando o interesse dos estudantes em retomar o planejamento de estudos internacionais.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com o diretor de operações da IE Intercâmbio, Marcelo Melo, a possibilidade de estudo híbrido torna o valor total dos estudos mais acessíveis, o que também contribui para o aumento na demanda. “Os brasileiros enxergam a educação internacional como um investimento profissional, com a flexibilização das restrições nos EUA, muitos vão aproveitar as ofertas para concretizar o sonho de estudar no exterior”, completa.
SOBRE O GRUPO TRAVELEX CONFIDENCE
A Travelex é hoje a maior especialista em câmbio do mundo, marcando presença em mais de 60 países. No Brasil, o Grupo é formado pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor, e pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País.