Museu do Ipiranga lança quatro cursos gratuitos com certificado USP

Continua depois da publicidade

O Novo Museu do Ipiranga acaba de anunciar quatro cursos gratuitos para formação de novos públicos. As aulas começam em agosto e as inscrições poderão ser realizadas entre 1º/7 e 2/8 neste link.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Com aulas ministradas ao vivo, os cursos serão inteiramente on-line e irão contar com recursos de acessibilidade como Libras, legendagem e audiodescrição. Os temas dos cursos são amplos, tratando de assuntos como formação de identidades nacionais, regionais e sociais, o espaço da moradia como lugar da formação de subjetividades, e as estratégias, critérios e técnicas de conservação, restauração e mediação do patrimônio artístico e cultural brasileiro.

Veja também as mais lidas do DT

São esses os cursos

Para Entender o Museu.03/08/2021 – 04/08/2021GratuitoÀ distânciaUSP
PASSADOS IMAGINADOS17/08/2021 – 18/08/2021GratuitoÀ distânciaUSP
Territórios em Disputa24/08/2021 – 25/08/2021GratuitoÀ distânciaUSP
Uma História do Brasil10/08/2021 – 11/08/2021GratuitoÀ distânciaUSP

 

Cada um dos quatro cursos tem duração de seis horas, distribuídas em dois dias, com 300 vagas por curso, sendo que 50% destas serão destinadas a professores e alunos da rede pública. Além disso, os cursos oferecem certificados na categoria de Difusão Cultural emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo para todos aqueles que cumprirem a carga horária apresentada.

Para Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga, a proposta busca contribuir para a formação de novos públicos e qualificação de alunos e professores no campo da história, arte e da cultura. ”Além de reforçar a importância do patrimônio cultural brasileiro, os cursos também abordam a maneira com que as coleções tratam as questões sociais que extrapolam os muros da instituição, dando um prenúncio do que o público vai encontrar nas exposições que serão abertas em 2022”, afirma.


Museu do Ipiranga – USP

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade