Essa região repleta de vinhedos e paisagens de tirar o fôlego é Patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul
Por Simone Barros @viagemelifestyle
A cidade de Bento Gonçalves é um dos mais importantes e conhecidos destinos turísticos da Serra Gaúcha. Além de destino muito procurado historicamente no inverno, é crescente a procura dos turistas pela região como opção de férias no verão, sobretudo devido às temperaturas mais amenas. É também na estação mais quente do ano que os turistas vão conhecer de perto a vindima, a época de colheita das uvas em que as vinícolas da região oferecem várias opções de experiências e tours diferenciados.
Veja também as mais lidas do DT
Bento é a capital brasileira da Uva e do Vinho e os visitantes encontram vinhos de alta qualidade e farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Traços dessa colonização estão até hoje muito presentes na culinária e na arquitetura local. Uma região da cidade que conta parte importante dessa história é a Rota das Cantinas Histórias. Foi ali que imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, do norte da Itália, encontraram as condições ideais para desenvolver a arte do vinho nas encostas da localidade de Farias Lemos. Nessa rota, é possível visitar vinícolas e cantinas históricas que oferecem almoços e jantares com cardápios italianos e regionais.
Outra área muito visitada é o Vale dos Vinhedos. Essa região repleta de vinhedos e paisagens de tirar o fôlego é Patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. A região do Vale oferece hotéis, pousadas, restaurantes e queijarias, além de artesanato, lojas de chocolates, e de cosméticos a base de uva, e opções de turismo aventura.
Para curtir uma experiência completa nesse destino, reunimos cinco dicas de passeios, hospedagem e gastronomia na região.
1 – Spa do Vinho
O hotel e Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos é membro da Autograph Collection da rede Marriot, que apresenta uma experiência completa para os amantes do vinho. O hotel oferece um atendimento muito personalizado e atencioso desde o checkin que começa com um convite na recepção para um welcome drink em frente à lareira no charmoso lobby.
O spa é, sem dúvida, o carro chefe das experiências oferecidas numa estadia por lá. O Vino spa é uma experiência sensorial completa. Nos tratamentos são utilizados produtos de marca própria a base de sementes de uva, mel, açúcar demerara, leveduras e também óleo de semente de uva. Não deixe de experimentar uma imersão nesse universo de relaxamento reservando um tempo na piscina com vista para os vinhedos ou a sauna ( antes e/ou depois do tratamento) e faça uma esfoliação , uma hidratação corporal e uma massagem. Essa experiência completa garante relaxamento e incrível melhora da textura da pele.
O hotel conta com quatro espaços gastronômicos: o restaurante Leopoldina, o bistrô de culinária internacional, o terraço onde é servida a parrilla e onde são realizados eventos, e o bar do hotel, com petiscos, carta de drinks e vinhos. A adega é outro ponto forte: reúne rótulos da serra gaúcha, importantes rótulos internacionais e tem vinhos de produção própria – como o atual conceituado vinho Ales Victoria.
2 – Vinícola Almaúnica
Fundada em 2008, a vinícola Almaúnica elabora vinhos e espumantes e foi planejada para produzir garrafas limitadas de cada vinho. As opções de visita e degustação durante uma visitação são a prova dessa exclusividade. A vinícola recebe grupos limitados, mediante agendamento e promove harmonizações de seus rótulos com queijos e charcutaria elaborados na região. Dentre os vinhos especiais produzidos pela vinícola se destaca o Almaúnica Parte 2 que conta apenas com a seleção de algumas parcelas de videiras de Cabernet Sauvignon e Merlot.
3 – Vinícola Dom Cândido
A vinícola Dom Cândido tem sua origem em 1875, quando Luigi e Leonor, avós de Cândido Valduga, chegam em território brasileiro, vindos da região do Tirol Italiano, e se instalam em uma colônia na região, hoje conhecida como o Vale dos Vinhedos. Essa é uma das mais tradicionais vinícolas da região. Além de tour e degustação junto aos parreirais, a vinícola tem um ótimo restaurante de culinária da região e uma ampla loja. Para 2025, a Dom Cândido terá uma hospedagem diferenciada em sua propriedade. Os Castelos do Vale Resorts são o primeiro empreendimento do tipo no Brasil dentro de uma vinícola.
4- Vinícola Tenuta Foppa & Ambrosi
Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi se conheceram na primeira escola de enologia do Brasil, o Instituto Federal de Bento Gonçalves. A amizade, que começou no coração da uva e do vinho no Brasil, levou os amigos ao primeiro trabalho, juntos, em uma vinícola do Vale dos Vinhedos. O local conta com uma adega, uma sala para degustação e uma loja. Eles lançam em 2024 o primeiro vinho americano feito por uma vinícola brasileira , um Shiraz 2021 American Collection.
5- Brazedo
Essa é uma casa de carnes e grelhados que oferece uma experiência completa da culinária gaúcha, no coração do Vale dos Vinhedos. Para começar uma boa pedida é provar a tradicional sopa de capeletti. Dentre os pratos principais do serviço feito em rodízio estão o galeto e os assados, linguiças e massas feitas na casa. Para encerrar um bom almoço nada melhor que um clássico sagu, sobremesa típica do Rio Grande do Sul.
Serviço:
Hotel e Spa do Vinho – Rodovia RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos. Bento Gonçalves, RS
Vinícola Almaunica – RS 444, Km 17,35. Vale dos Vinhedos. Bento Gonçalves RS
Vinícola Dom Cândido – Via Trento, 2169 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS
Vinícola Tenuta Foppa & Ambrosi – Rua Buarque de Macedo, 7325, Borghetto. Garibaldi/RS
Brazedo – ERS 444 km 18,9
Vale dos Vinhedos. Bento Gonçalves – RS