(Edição do DT com agências)
O setor de turismo é um dos que mais cresce em todo o mundo, em especial na América Latina, acompanhado pela expansão das agências de viagens online. De acordo com novo estudo da empresa de tecnologia para viagens, Amadeus, “Um olhar profundo sobre o mercado das Viagens Online na América Latina”, as viagens geradas por OTAs (Online Travel Agencies) no Brasil cresceram 24% em 2014. Com isso, o país se coloca à frente de locais como Argentina (20%) e México (17%). O estudo foi realizado em seis países na América Latina – Brasil, México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile.
“Este aumento é bastante considerável, pois representa uma expansão muito acima do crescimento econômico destas nações, refletindo uma mudança de comportamento de compra de viagens pela população latino-americana”, explica Paulo Rezende, Diretor Comercial de Online Travel Agencies LATAM da Amadeus.
Veja também as mais lidas do DT
Entre as preferências do mercado digital, 67% do mix de vendas se concentram na compra de produtos aéreos. Nas agências off-line esta participação sobe para 72% das vendas. “Ainda observamos uma inclinação clara para a contratação de viagens corporativas por agências offline, por conta das preferências dos compradores por serviços personalizados e pelo acompanhamento em detalhes”, lembra Rezende.
Enquanto as viagens de lazer representam 82% das preferências online na América Latina, as agências offline contam com apenas 76% da sua receita neste quesito, registrando, ainda, um maior número na procura por viagens corporativas (33%). Ainda de acordo com o estudo, constatou-se que não são esperadas mudanças significativas neste cenário no médio prazo e, inclusive, há uma crença por parte das próprias agências de que as diferenças percentuais se acentuarão.