Uma outra importante dica para quem vai viajar com seu cachorro. Viajar em grupo de pessoas! Esta escolha depende do seu perfil, e do cão, e das preferências de vocês. Alguns (cães e pessoas) preferem a animação dos passeios em grupos, outros preferem o sossego de uma caminhada no silêncio.
Mesmo em locais bem sinalizados, fáceis e que não exigem um guia especializado, nunca entre para fazer uma trilha sozinho, sem companhia de outros humanos. Ainda que o percurso seja muito curto, que você ache que não existe risco, não faça isso. Você pode escorregar e cair, pode sentir-se mal, pode torcer um pé, enfim, mil coisas podem acontecer e não vai ser nada legal se você estiver sem um humano para te ajudar. Trilha sempre com guia especializado, ok?
Passeios em grupo são animados e podem ser uma ótima opção para cães (e pessoas rsrs) socializados e que gostem de estar com outros cães. Antes de participar de uma trilha ou viagem em grupo com seu cão certifique-se de que ele gosta de estar em contato com outros cães e pessoas desconhecidas, que não demonstra medo ou agressividade, e que sente-se confortável em grupos. Uma boa dica é começar visitando parques com espaços para cães, assim você observa o comportamento do seu cão e ele vai se acostumando aos poucos.
Veja também as mais lidas do DT
Participar de eventos e viagens especialmente planejados para grupos de cães têm muitas vantagens, as os roteiros já foram testadas e adaptadas, você conta com monitores de apoio especializados em comportamento animal, recebe toda orientação e apoio necessário antes e durante o passeio e ainda faz novos amigos! Não é demais?
ROTEIROS URBANOS
Quem prefere roteiros urbanos também pode curtir a viagem junto do animal de estimação, mas é preciso avaliar se os locais visitados são adequados aos peludos. Atrativos turísticos como museus e igrejas não permitem entrada de animais, caso queria visitá-los será preciso planejar onde o animal ficará neste período.
Serviços de day care, hotel ou pet sitters podem ser bons aliados para sua viagem, para os momentos em que não é possível ter a companhia do seu pet. Evite deixá-lo muito tempo sozinho em ambientes desconhecidos, ele pode se sentir inseguro e com medo.
Muitos bares e restaurantes, especialmente em cidades turísticas, já aceitam pets. Neste caso avalie se o seu animal ficará confortável e se comportará nestes ambientes, para não causar desconforto a ele e aos demais clientes do lugar.