O Visit Iguassu retoma campanha sobre a arrecadação da taxa de turismo, que é responsável por grande parte do financiamento dos trabalhos feitos pelos conventions bureaux
A campanha “Arrecadou,Ganhou!”, após uma pausa de dois anos devido a pandemia, volta a premiar hotéis associados que se destacarem no desempenho de arrecadação da taxa de turismo. Assim, a ação, assinada pelo Visit Iguassu é uma forma de incentivar e conscientizar sobre a tourism tax, ou taxa de turismo. Isso porque ela é considerada a principal fonte de renda de entidades, como os conventions bureaux.
Além disso, a contribuição é um valor simbólico que os hóspedes dos hotéis associados repassam a essas instituições. Dessa forma, no caso de Foz do Iguaçu, o Visit Iguassu.
Veja também as mais lidas do DT
Vale lembrar também que no final de 2022, a entidade local voltou com a campanha e premiou dois empreendimentos associados com uma categoria anual. Agora, com o retorno da iniciativa em uma nova fase do turismo da cidade, o Visit Iguassu retoma o modelo de premiação para o melhor arrecadador. Além disso, fará um sorteio entre os hotéis que arrecadarem 50% ou mais sobre sua capacidade de ocupação.
Visit Iguassu retoma campanha e hotéis se destacam
Nesse sentido, é importante dizer que, os dois contemplados em janeiro foram o Rafain Palace Hotel & Convention e o Foz Presidente Comfort Hotel. Também, o Rafain Palace foi o melhor colocado na categoria Arrecadação, sendo o destaque positivo do primeiro mês de 2023.
Já entre os hotéis associados com arrecadação igual ou superior a 50% de sua capacidade total de ocupação, o Foz Presidente se destacou. Ao todo, 8 empreendimentos associados atingiram a média e participaram do sorteio realizado pela entidade.
Entre eles, estão: o Continental Inn Hotel, Eco Cataratas Resort by San Juan; Grand Carimã Resort & Convention Center; Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention; Vivaz Cataratas Hotel Resort e Wish Foz do Iguaçu.
Saiba mais sobre a taxa de turismo
A tourism tax, ou taxa de turismo, é praticada no mundo todo. Além disso, é um valor simbólico de contribuição dos hóspedes que se hospedam em hotéis associados aos conventions bureaux. Nesse sentido, no caso de Foz do Iguaçu, o Visit Iguassu.
Ademais, a contribuição, que é espontânea e facultativa, é repassada à entidade que investe regularmente na captação de eventos e na divulgação e promoção do Destino Iguaçu a nível mundial. Dessa maneira, gerando oportunidades de negócios para a cidade e, consequentemente, atraindo mais turistas de negócios, eventos e lazer.
Ainda, o trabalho desenvolvido pela entidade segue um planejamento anual construído em conjunto com as 120 empresas associadas. Também, tem objetivo de prospectar mais turistas a médio e longo prazos, o que reverte em benefícios para a cidade. Assim, estimulando o desenvolvimento econômico e social na região trinacional.
Premiação
Desse modo, os hotéis ganhadores receberão um vale compras no valor de R$500 cada, e jantares para 2 pessoas em restaurante associado ao Visit Iguassu. Também, é importante dizer que o valor poderá ser utilizado em um prazo de 90 dias e é exclusivo para compras online.
Para Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu, o estilo de premiação valoriza o profissional e dá liberdade na utilização.
“Queremos que esse profissional tenha a percepção da importância que a arrecadação da taxa de turismo tem na cadeia produtiva que ele está inserido. Durante a campanha, percebemos uma expectativa todos os meses de quem serão os ganhadores e, obviamente, isso se reflete na forma como as equipes de recepção, reservas e vendas dos hotéis associados abordam o visitante no momento da contribuição”, comentou a diretora.
A campanha
O Visit Iguassu retoma a campanha “Arrecadou, Ganhou!” para mobilizar ainda mais os profissionais durante todo o ano de 2023. Essa ação volta a premiar os colaboradores de hotéis associados que se destacam na arrecadação da tourism tax.
É importante recordar que, desde abril de 2016, quando a campanha iniciou, já foram presenteados mais de 100 profissionais da hotelaria. Desse modo, com prêmios que vão desde eletrônicos, como smartphones e notebooks, até viagens para destinos parceiros.
“A ideia não é uma ação para distribuir prêmios, ela acontece para valorizar as equipes dos hotéis, para enaltecer o papel da hotelaria local associada nas ações desenvolvidas pelo Visit Iguassu e para conscientizar a população sobre o papel do turismo na região”, explicou Elaine Tenerello.
“Todo o valor arrecadado retorna em ações para a captação de mais visitantes, o que se reflete em melhorias nas estruturas turísticas, novos empreendimentos, na manutenção e criação de novos empregos, além de impactar na distribuição de renda no município. A contribuição por parte do hóspede pode ser mínima, mas ela é parte fundamental nesse processo de um turismo forte para Foz do Iguaçu e região trinacional”, complementou.
Para saber mais, acesse o site da Campanha Arrecadou, Ganhou!
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.