Nesta primeira fase serão coletados e enviados para reciclagem cinco materiais: papel/papelão, plásticos, metais, vidros e eletrônicos
Edição do DIÁRIO com agências
A rede hoteleira Vitória Hotéis implantou o programa Rota da Sustentabilidade, desenvolvido em parceria com a empresa PGRS Brasil. As ações de coleta irão fomentar a Sustentabilidade, Economia Circular, Valorização de Resíduos, Coleta Seletiva inspirados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% do total de lixo produzido no Brasil são reciclados. Em cada setor da economia, a quantidade de resíduos gerados é diferente.
Veja também as mais lidas do DT
A rede Vitória Hotéis entra no projeto Rota da Sustentabilidade com suas cinco unidades hoteleiras (três em Campinas, Paulínia e Indaiatuba) e os restaurantes que integram o grupo: Bellini Ristorante, Kindai, Esquinica, Vick Restaurante e Vittorino.
Nesta primeira fase serão coletados e enviados para reciclagem cinco materiais: papel/papelão, plásticos e variáveis, metais (latas e embalagens), vidros (garrafas e copos, por exemplo) e eletrônicos. Quando o projeto e as boas práticas estiverem totalmente consolidados, serão acrescidos outros materiais, como baterias, pilhas, lâmpadas e isopor.
A separação dos resíduos e materiais será realizada pelos próprios funcionários da Rede Vitória Hotéis, que receberam um treinamento. A coleta será feita pela equipe da PGRS Brasil, responsável também pela pesagem e valorização do material, a ser enviado para um barracão antes da destinação do material para a reciclagem.
Diretor de Marketing da Rede Vitória Hotéis, Eduardo Porto explica que há um bom tempo o grupo estudava a implantação de um processo de coleta e reciclagem para dar um destino sustentável ao lixo gerado nos hotéis e restaurantes. “Sempre tivemos esta preocupação e o Projeto Rota da Sustentabilidade veio ao encontro de nossa proposta e interesse”.