Na última semana eu e meu fiel escudeiro, meu neto Théo, fomos a cidade de Águas de São Pedro, interior de São Paulo.
Patrícia de Campos (a Vovó Legal)
É o único município que fica dentro de outro município, o de São Pedro, e é a menor cidade do Estado. Na década de 40, na tentativa de encontrar petróleo, foram encontradas fontes de águas minerais e termais, o que fez o destino criar um balneário com vários tratamentos. Entre as descobertas, uma das águas possuía grande quantidade de enxofre, perdendo apena para uma fonte na Itália, a chamada “fonte da juventude”. O odor e o sabor são horríveis. Faltou coragem para rejuvenescer.
Mas a cidade, com um pouco menos de 4 Km2, é um charme. Poderia ser chamada de “cidade das andorinhas”, que sobrevoam o dia inteiro as muitas flores que enfeitam o canal. O passeio de trenzinho é quase obrigatório, passando por pontos como relógio do sol, o bosque, belas casas de veraneio, a escadaria pintada e a fonte, cartão postal de Águas de São Pedro.
Ficamos no Hotel Portal das Águas, estilo germânico, com ótimos quartos, várias opções de lazer além das piscinas, sendo uma de águas quentes que é um verdadeiro oásis para quem quer relaxar.
Veja também as mais lidas do DT
No entorno da cidade está São Pedro, com o famoso Thermas Water Park, uma verdadeira cidade de piscinas, paraíso para qualquer criança, com vários toboáguas. Exceto a piscina de ondas, todas são com águas termais, sempre tematizadas, indo de castelo de doces a vulcão e baleia. É um passeio para dia inteiro.
No alto da serra de São Pedro o forte é o Turismo Rural. Várias chácaras estão com porteiras abertas para receber os turistas, que podem se deliciar com a verdadeira comida caipira feita no fogão a lenha e os doces caseiros. O de Jaracatiá é típico da cidade. Uma frutinha que dá em árvore parecida com a paineira, entre os meses de janeiro e fevereiro. Muito bom! Para a criançada um espaço para correr livre e brincar na terra.
No caminho da serra ha lojas que vendem produtos regionais e servem cafés especiais.
Aos finais de semana a dica é passar na feira do produtor, onde se compra verduras sem agrotóxicos com preços que valem a pena.
Para quem “é forte” para o tratamento na fonte da juventude, não há destino melhor, para os mais “fracos” como eu, e uma viagem que deve entrar na programação de quem tem ou não criança.
Serviço:
Hotel Portal das Águas (Águas de São Pedro)
Rua Maximiano Santin, 120 – Fone: (19) 3482-1259
https://hotelportaldasaguas.com.br/
Thermas Water Park (São Pedro)
Sítio Colinha 1 (São Pedro)
Estrada Vicinal Angelo Zaghetti – Fone:(19) 99754-4824
@sitiocoloninha1