A International Air Transport Association (IATA) anunciou que Willie Walsh assumiu oficialmente o cargo de Diretor Geral da organização. Ele sucede Alexandre de Juniac. Walsh foi confirmado como o 8º Diretor Geral da IATA pela 76ª Reunião Geral Anual da IATA em 24 de novembro de 2020.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
“Sou apaixonado pela nossa indústria e pelo trabalho crítico que a IATA faz em nome de seus membros, antes e durante a crise do COVID-19. A IATA tem estado na vanguarda dos esforços para reiniciar a conectividade global, incluindo o desenvolvimento do IATA Travel Pass”, afirmou Willie Walsh. “Menos visíveis, mas de igual importância, as companhias aéreas continuam a contar com os sistemas de liquidação financeira da IATA, Timatic e outros serviços vitais para apoiar suas operações diárias. Agradeço ao Alexandre por deixar para trás uma organização forte e uma equipe motivada”, completou.
Em nota, o novo diretor afirmou que a equipe IATA está absolutamente focada em restaurar a liberdade de movimento que as companhias aéreas oferecem a bilhões de pessoas em todo o mundo. “Isso significa sua liberdade para visitar amigos e familiares, para encontrar parceiros de negócios essenciais, para garantir e manter contratos vitais e para explorar nosso maravilhoso planeta ”, disse Walsh.
“Em tempos normais, mais de quatro bilhões de viajantes dependem da aviação a cada ano e a distribuição de vacinas colocou o valor da carga aérea eficiente em destaque. As companhias aéreas estão comprometidas em fornecer serviços seguros, eficientes e sustentáveis. Meu objetivo é garantir que a IATA seja uma voz poderosa no apoio ao sucesso do transporte aéreo global. Trabalharemos com apoiadores e críticos para cumprir nossos compromissos com uma indústria aérea ambientalmente sustentável. É meu trabalho garantir que os governos, que contam com os benefícios econômicos e sociais que nossa indústria gera, também entendam as políticas de que precisamos para entregar esses benefícios ”, disse Walsh.
Veja também as mais lidas do DT
Walsh ingressou na IATA após uma carreira de 40 anos na indústria aérea. Walsh aposentou-se do International Airlines Group (IAG) em setembro de 2020 depois de atuar como CEO desde a sua criação em 2011. Antes disso, ele foi CEO da British Airways (2005-2011) e CEO da Aer Lingus (2001-2005). Ele começou sua carreira na aviação na Aer Lingus em 1979 como piloto cadete.
Walsh está muito familiarizado com a IATA, tendo servido no Conselho de Governadores da IATA por quase 13 anos entre 2005 e 2018, incluindo o cargo de Presidente (2016-2017). Ele trabalhará no Escritório Executivo da Associação em Genebra, Suíça.