Volume de recuperações judiciais deve aumentar em 2021

Continua depois da publicidade

E as empresas do turismo, hotelaria e transportes são as mais afetadas.

Por Marcelo Vianna*


Segundo primeiros resultados divulgados pela Serasa Experian, houve uma aceleração substancial dos pedidos de recuperação judicial em janeiro e fevereiro de 2021, em grande parte promovidos por micro e pequenas empresas, principalmente do setor do turismo, hotelaria e transportes.

Veja também as mais lidas do DT

Ao que tudo indica, houve um grande represamento de pedidos de recuperação judicial em 2020, fruto da renegociação amigável de dívidas cujos respectivos vencimentos coincidiram com o agravamento da crise da COVID-19 em 2021, sendo que, atualmente, os credores não têm a mesma disposição e fôlego para renegociar.

Segundo profissionais da área, o número de recuperações judiciais em 2021 deverá alcançar, ou mesmo superar, o patamar alcançado em 2016, período de grande crise econômica.

O cenário é sem dúvida preocupante. Apesar de o pedido de recuperação judicial (é sempre oportuno destacar) não significar falência da empresa, o fato é que sinaliza um problema econômico-financeiro grave que, se não solucionado, poderá acarretar sim a quebra da empresa (como ocorre muitas vezes).

Portanto, mais do que nunca, a situação exigirá do empresariado em geral ainda mais atenção às boas práticas empresariais, em especial no que se refere à gestão jurídico-financeira de sua operação na renegociação de suas dívidas.


* Marcelo Vianna é advogado empresarial, sócio do escritório Vianna, Burke e Oliveira Franco (www.veof.com.br). Para maiores informações a respeito do texto acima, está disponível pelo e-mail marcelo@veof.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade