XP elabora relatório para investidores mas que serve para o cidadão comum, veja:

Continua depois da publicidade

O DIÁRIO recebe regularmente os relatórios da XP Investimentos que investiga e antecipa os movimentos do mercado de ações, oscilações na bolsa, análises de moedas e economia em geral. O presente relatório objetiva fornecer informações que possam auxiliar o investidor, mas também o cidadão comum, a tomar sua própria decisão de investimento em um momento crucial como este em que a Rússia invade a Ucrânia.

EDITORES DO DT

Seus autores, lembram, no entanto, que o documento não traz qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. “As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório”, informa o comunicado, em suas linhas finais. O DIÁRIO disponibiliza abaixo, uma síntese do relatório:

Veja também as mais lidas do DT

Rússia x Ucrânia: desdobramentos e perspectivas após uma semana de conflitos

Onde investir em meio ao conflito geopolítico? Nesse relatório, publicado em conjunto pelas nossas equipes de análise Macro, Política, Estratégia e Setorial, iremos discutir quais os impactos esperados para a economia no Brasil e mundial, os principais setores impactados e qual a melhor estratégia para seguir em sua carteira de investimentos, para se proteger da maior volatilidade do mercado.

Como o conflito e as sanções podem impactar a economia global? As sanções devem levar ao enfraquecimento da economia Russa, e consequentemente de outros países também, principalmente na Europa. Além disso, a disparada nos preços das commodities, pelo medo de impacto na oferta, pode levar a um risco maior de “Estagflação” no mundo – ou seja, desaceleração econômica aliada a uma inflação maior e mais resiliente.

Maior fluxo esperado ao Brasil: a Rússia atualmente detinha 1,45% de participação no ETF de Mercados Emergentes (EEM), enquanto o Brasil tem uma participação de 4,94%, segundo dados da Bloomberg. Assim sendo, o Brasil poderá seguir recebendo fluxos de investidores de Mercados Emergentes que diminuem a sua exposição à Rússia. Em 2022 até agora, a Bolsa brasileira já recebeu mais de R$62 bilhões de fluxo de investidores estrangeiros, mais da metade dos R$102 bilhões que ingressaram durante todo o ano de 2021.

O que pode acontecer com a economia brasileira caso o conflito na Ucrânia seja prolongado? O impacto direto da crise no Brasil tende a ser limitado às importações de fertilizantes (23% dos fertilizantes importados pelo Brasil são oriundos da região onde ocorre o conflito militar), dado que o fluxo de comércio de outros produtos com Rússia e Ucrânia é bastante limitado. No entanto, o impacto indireto via preços de commodities, inflação e problemas nas cadeias globais de produção pode ser elevado.

Os preços das commodities estão no centro das atenções devido ao conflito em curso, e quando olhamos para as commodities agrícolas, a perspectiva é bastante sensível. A questão principal é a oferta de milho e trigo, ambos importantes, e fertilizantes, provavelmente é a principal questão a ser rastreada. Outra questão frequente é a relevância da Rússia para as exportações de carnes do Brasil. A resposta é: quase nenhuma, já que a Rússia foi bem-sucedida no processo de se tornar autossuficiente em aves, suínos e bovinos.

Óleo, gás e metais: a Rússia é inegavelmente um dos atores mais importantes nos mercados globais de petróleo, sendo o 3o maior produtor mundial com 11% da produção global de petróleo, além do gás natural e outros energéticos. Já a Ucrânia é um importante exportador de metais não ferrosos e produtos agrícolas. Portanto, se a tensão no leste europeu continuar aumentando, podemos esperar efeitos significativos sobre a oferta global de energia e metais, e os preços das commodities podem seguir com flutuações violentas. Comentamos os impactos nos principais papéis do setor.

A Bolsa brasileira vem se beneficiando de uma tríplice combinação de: 1) rotação global de crescimento para valor; 2) forte exposição a commodities; e 3) múltiplos de entrada muito baixos, e mais recentemente, de fluxos saindo da Rússia e migrando para outros Emergentes, como o Brasil. Dessa forma, esperamos uma revisão para cima nas estimativas de Lucro do consenso, pelo maior preço das commodities, e fluxos de investidores estrangeiros seguindo elevados. Mantemos o nosso valor justo de 123,000 pontos para o Ibovespa, que depende principalmente dos Lucros das empresas e das taxas de juros reais de longo prazo.

ACESSE AQUI E LEIA O RELATÓRIO COMPLETO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade