Giordani Turismo oferece passeio musical e nostálgico na Maria Fumaça

Continua depois da publicidade

Assim, com esse tipo de experiência sensorial completa,  a Giordani Turismo tem recebido milhares de turistas na Serra Gaúcha

Texto e fotos: Paulo Atzingen*

“Se este trem não chegar à tempo vou perder meu casamento”, com este sucesso dos artistas gaúchos Kleiton e Kledir, os turistas são recepcionados na Maria Fumaça, um dos cartões de visita da Giordani Turismo, na Serra Gaúcha (RS). O trem sai de Carlos Barbosa com destino a Bento Gonçalves, com uma parada de 20 minutos na capital do espumante, Garibaldi. O clima é uma mistura de festa e viagem no tempo e um mergulho na cultura gaúcha e italiana feitos sob medida para o brasileiro que busca sonho e diversão.

Veja também as mais lidas do DT

Tanto nas estações ou durante a viagem, os serviços oferecido são de primeira. Segundo Gabrielle Signor Rodrigues, supervisora comercial da Giordani Turismo, são 100 colaboradores diretos e 100 indiretos envolvidos na operação, entre eles guias de turismo, agentes de viagens e turismo, profissionais que trabalham nos serviços de alimentos e bebidas, nas atrações culturais e as pessoas das lojas na venda souvenires.

Durante o percurso de 23 quilômetros – com uma duração média de 2 horas -, várias atrações tomam conta dos vagões. Duplas de artistas cantam, tocam e convidam os passageiros a dançar.

Em Garibaldi os turistas são recepcionados com música, espumante moscatel e suco de uva
Em Garibaldi os turistas são recepcionados com música, espumante moscatel e suco de uva

Casais apaixonados tentam ser discretos em suas poltronas, grupos de turistas devidamente sentados – naquelas cadeiras uma de frente para a outra, ao contrário, gritam, cantam e se integram ao clima de viagem e fantasias abastecidos por algumas garrafas de vinho trazidas à tiracolo.

A monitora surge à frente do vagão e dá as boas vindas:

Sejam bem-vindos à Região da Uva e do Vinho da Serra Gaúcha. “Operamos com as locomotivas que vieram do porto de Tubarão, Santa Catarina. A Giordanni Turismo opera este serviço há 23 anos”, descreve com precisão, em seu dialeto gauchês.

Entre uma fala e outra surge a primeira dupla de cantadores trazendo a música Gaúcho da Fronteira:

“Churrasco e bom chimarrão, fandango, trago e mulher, É disso que o velho gosta é isso que o velho quer”, acompanhado de sanfona e tambor crioulo.

Garibaldi

A primeira e única parada é em Garibaldi, capital do espumante. Ali somos recepcionados por uma dupla de mulheres muito talentosas cantando músicas gaúcha e italiana. Talentos esses regados a espumante moscatel e suco de uva. Aqui se ouve, entre outras, a típica e popular La Bella Polenta, do folclore italiano.

Quando si pianta la bela polenta, 
la bela polenta si pianta così, 
si pianta così, si pianta così. 
Bela polenta così. 

Reembarcados

O sino é tocado na estação como nos velhos tempos e todos retomam aos seus vagões e assentos. A paisagem salpicada de araucárias passa e continuamos com o mergulho na história dos imigrantes italianos que vieram no fim do Século XIX ao sul do Brasil em busca de melhores condições de vida. Assim, com esse tipo de experiência sensorial completa,  a Giordani Turismo tem recebido milhares de turistas na Serra Gaúcha, seja para conhecer Gramado, seja para conhecer Canela ou Bento Gonçalves, seja para fazer a viagem de Maria Fumaça.

Ainda de acordo com Gabrielle, o sucesso da Maria Fumaça é tão grande e os números não deixam mentir. “São transportados por ano uma média de 300 mil pessoas neste trecho. “As duas locomotivas foram trazidas para a região no final da década de 80 para cá e o atrativo tem a cada ano se profissionalizado cada vez mais”, afirma a supervisora.

Chegada em Bento – Depois de exatos 120 minutos de viagem, chegamos a Bento Gonçalves, Capital Nacional do Vinho. Somos mais uma vez, recepcionados com suco de uva, vinho suave ou seco. Ainda alegres e cantarolando as típicas músicas da cultura italiana, os turistas retornam a seus ônibus e vans levando no peito a gratidão por tanta educação, receptividade e hospitalidade, matérias-primas produzidas espontaneamente pelos povos do sul.

Depois de 1 hora e meia de viagem, chegamos a Bento Gonçalves, capital nacional do vinho. Somos mais uma vez, recepcionados com suco de uva, vinho suave ou seco
Depois de exatas, duas horas de viagem, chegamos a Bento Gonçalves, capital nacional do vinho. Somos mais uma vez, recepcionados com suco de uva, vinho suave ou seco (Foto: Giordani Turismo)

 

Serviço:

Passeio Maria Fumaça – Giordani Turismo

Reservas devem ser feitas com antecedência na Giordani Turismo pelo fone: (54) 3455-2788 ou pelo e-mail: mfumaca@giordaniturismo.com.br.

Visite o site www.giordaniturismo.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade