Adolfo Navarro, comandante do Via Australis: “para uma navegação completa usamos carta de papel”

Continua depois da publicidade

Edição do DT com Agências

Com 20 anos navegando nos mares da Patagônia chilena e argentina, o comandante Adolfo Navarro, do navio Via Australis, concedeu esta entrevista exclusiva ao DIÁRIO, acompanhe:

DIÁRIO – Quais são as principais exigências profissionais para comandar um navio como o Via Australis aqui nos mares do sul?

Veja também as mais lidas do DT

ADOLFO NAVARRO – É necessário uma série de requisitos, entre elas ter competência de alguns anos em navegação (experiência de um ano pelo menos) nesta região e estar licenciado pelas marinhas dos países em que se navega, além de experiência em navegação em canais e fiordes.  Temos que estar em uma ótima condição de saúde, física e psicológica para não falhar em momentos decisivos…

ViaAustralis_Navio_4_15

DIÁRIO – Que momentos decisivos são esses capitão? Quais os locais nessa região que requerem mais atenção?

ADOLFO NAVARRO – Há vários lugares, entre eles no desembarque, principalmente.  Temos que ter muita atenção quando o clima está complicado. Nos fiordes quando há muita presença de gelo, tudo depende também das condições de clima…

DIÁRIO – Em uma experiência recente íamos desembarcar na ilha de Magdalena, em frente à Punta Arenas, mas não foi autorizado este procedimento. Quais foram as razões?

ADOLFO NAVARRO – Na Ilha Magdalena, naquele período acredito que foi a velocidade do vento. Quando o vento está a mais de 180 nós, a operação dos zodíacz (barcos infláveis) não são permitidos, é impossível. Para evitar algum tipo de incidente, cancelamos…tudo em nome da segurança de nossos passageiros e tripulação.

DIÁRIO – O que lhe inspirou para ser comandante de navio de cruzeiro de expedição?

ADOLFO NAVARRO – Gosto muito do mar. Estudei para ser piloto na Marinha Mercante. A carreira é muito longa e possui muitas opções. Comecei aos 18 anos. Hoje tenho 20 anos na profissão.  Fui terceiro oficial, segundo oficial, primeiro oficial, e hoje sou capitão. Para cada etapa se gasta em média 36 meses de embarco efetivo.

Via_Australis_7_15

DIÁRIO – Com a invenção dos equipamentos modernos de navegação, como o GPS, os mapas cartográficos caíram em desuso?

ADOLFO NAVARRO – Nem todas as zonas que navegamos estão cobertas por carta eletrônica. Utilizamos o GPS sim, nos auxilia muito, mas para uma navegação completa e segura usamos a carta de papel. Em alguns trechos, como no estreito de Magalhães, utilizamos a carta eletrônica, mas em outros, onde ainda não foi mapeado eletronicamente, utilizamos a carta antiga, o mapa cartográfico. E utilizamos também a sinalização costeira, com várias demarcações e mantendo distância apropriada da costa.

* O DIÁRIO, a convite do Australis Cruzeiros, viajou no navio Via Australis de 6 a 10 de abril

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade