O 1º jornal e-diário de turismo do Brasil

About the author

Paulo Atzingen

Paulo Atzingen

Sou jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursei Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará, fui professor em Escola Pública e cursinhos pré-vestibular. Produzi reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lancei em 1998 minha primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, fui repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. Ganhei alguns concursos, e publiquei três livros de ficção em prosa publicados via editais. “Cronicontos Marabaenses”, “O Boi e o Ferro Gusa” e “O Turista Encarnado“. De volta à terra natal, São Paulo, trabalhei como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundei em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Como redator e jornalista ganhei o Prêmio O Petróleo é Nosso – da Petrobrás e duas vezes o prêmio de jornalismo Comendador Marques dos Reis, em Belém (2006 e 2016). Em 2016 lancei a revista digital PAYSAGE HOTELEIRA com foco no mercado hoteleiro corporativo e em 2017 criei o novo portal DIÁRIO DOS HOTÉIS. Neste ano também lancei meu site com textos autorais, o BLOGDOATZINGEN. Sou casado e pai de dois filhos. Toco gaita.

10 Comments

  1. 1

    redacao

    Vinicius de Paula Isso!!! Esse é realmente o papel da ENTIDADE!!! Parabéns meritíssimo.
    Curtir · Responder · 9 h

    Glauber Kenio Belas palavras e concordo plenamente.
    Curtir · Responder · 9 h

    Jorge Luiz Cabral Parabens Aroldo Schultz !!! Abraços
    Curtir · Responder · 9 h

    Fatima Leite Parabéns Sr. Aroldo Schultz!
    Sou grata ao senhor, por assumir a bandeira do Agente de Viagens!
    Curtir · Responder · 1 · 9 h

    Jackson Batista Sábias palavras Aroldo Schultz Parabéns !!!
    Curtir · Responder · 9 h

    Cristine Heilmann Parabéns Aroldo!! Disse tudo!!!! Obrigada por reconhecer nosso trabalho e vir em nossa defesa!
    Curtir · Responder · 9 h

    Gleyce Paiva Alguém precisava dizer td isso com clareza Parabéns .
    Curtir · Responder · 9 h

    Eunice Dorneles Aroldo Schultz. Você é SHOW!!! ….Sábias palavras . Obrigado por valorizar o agente de viagem.
    Curtir · Responder · 9 h

    Margarete Gonçalves Senhor Aroldo obrigado por suas palavras. Gratidão por reconhecer o trabalho dos agentes.
    Curtir · Responder · 9 h

    Juliana Luysa Excelente colocação Aroldo, os agentes sentem-se reconhecidos, valorizados e motivados com seu posicionamento. É preciso coragem pra uma pessoa na sua posição argumentar de maneira clara a favor do agente.
    Curtir · Responder · 9 h

    Ines Stanfertur Bianca De Carvalho Pontes veja que o Aroldo Schultz deu a devida resposta!
    Curtir · Responder · 9 h

    Ines Stanfertur Aroldo Schultz vc colocou essa resposta no Panrotas?
    Curtir · Responder · 9 h

    Ana Paula Florao
    Curtir · Responder · 9 h

    Glaucio Forster Parabéns Aroldo Schultz suas palavras são perfeitas continua assim sempre na deseja do agente de viagens
    Curtir · Responder · 9 h · Editado

    Hélio Santos Aroldo Schultz parabéns! Suas palavras foram esplanadas de forma espetacular! Juntos somos mais fortes e quem deveria estar do nosso lado (órgãos e entidades que deveriam nos representar e dar apoio), acaba vindo com esse discurso ridículo
    Curtir · Responder · 8 h

    Edite Casanova Perfeito Aroldo Schultz !!!
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Gracinha Camarinha A Abav nunca me representou, e muito menos foi em defesa das discrepâncias do mercado em nosso favor, falou muito bem e compactuo com sua opinião , faço dessas palavras as minhas f
    Curtir · Responder · 8 h · Editado

    Leila Regenold É isso aí Aroldo Schultz!!! Disse tudo!!!
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Elisângela Teixeira Aroldo Schultz concordo plenamente contigo e digo mais, vc é a prova de quem apoia o agente de viagem tem um retorno positivo!
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    PauloCorrea RadioOrlando Newscom Belo texto de quem sabe o que esta dizendo Aroldo Schultz…
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Rute Volpato Parabéns Aroldo !!! Não esperava nada diferente vindo de você. Sinto orgulho desse grande e respeitado profissional !!
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Geovana Goedel Parabéns pela coragem querido Aroldo Schultz concordo com VC… Falou tudo em poucas palavras..
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Rose Costa
    Concordo!
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Luis Carlos Borges Caro Aroldo, muito pertinente seu texto. Ao mesmo tempo que os agentes precisam de comissões e justas comissões , também é o momento de se reinventarem e criarem mecanismos de vendas mais criativos, agregarem mais valores perceptivos e tangíveis aos c…Ver mais
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Jurandy Carador SENHOR AROLDO ate que em fim uma voz seria competente reconhecendo o grande valor das agencias de viagens e dos profissionais do turismo ,coragem lute siga em frente, nem tudo esta perdido e so colocar a abav no caminho certo .
    Curtir · Responder · 3 · 8 h

    Marcos Mendes Obrigado Aroldo por ser uma das poucas vozes a nos defender. Infelizmente os dirigentes de nossas associações de classe, são verdadeiros lobos tomando conta do galinheiro, defendendo “outros” interesses !
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Marcelo Dias DA Costa AROLDO PARABENS . Nos meus 26 anos de mercado nunca vi a ABAV nos representar.. So faz festa . Quem banca a mordomia la sao os que se acham melhores por ter um quadro em sua loja se dizendo associado. Vc nem tocou no assunto responsabilidade solidaria que é o mais serio num consultoria. Abracos
    Curtir · Responder · 1 · 8 h

    Mônica Brandão Aroldo, você falou tudo, precisaríamos que as pessoas que falam ser presidentes de associações que representam os agentes de viagem, lessem e colocassem em prática.
    Curtir · Responder · 1 · 7 h

    Monica Carvalho Aroldo Schultz..VC É UM ORGULHO PARA NOSSA CLASSE!!PARABÉNS
    Curtir · Responder · 3 · 7 h

    Alexandra Simonian Há alguns anos sou associada Abav, mas cada vez mais estou convencida que esses quase 1500 por ano são jogados no lixo. Eu nunca tive apoio da associação quando precisei. Permitir que Otas sejam filiadas Abav também é um absurdo.
    O que efetivamente precisamos é de uma nova associação que represente efetivamente o agente de viagens, não o computador !!
    Curtir · Responder · 1 · 6 h

    Welinghton Cordeiro Amigo AROLDO, grande parceiro !!!
    Concordo em número, gênero e grau com suas palavras e pensamentos, e por muitos anos na
    Aviesp posso afirmar que ás entidades associativas precisam “repensar”…Ver mais
    Curtir · Responder · 1 · 6 h

    KF Viagenms Eu percebo que é a única Operadora a defender de forma aberta, clara e objetiva as Agências de Viagens & Turismo.
    Onde estão as outras? ???…Ver mais
    Curtir · Responder · 1 · 4 h

    Manuela Falibene Tudo maravilhoso: a idéia e a redação do texto.
    Parabéns por posicionar-se representando todos nós.
    Um abraço
    Curtir · Responder · 1 · 3 h

    Sonia Prata Apoiado Aroldo.
    Curtir · Responder · 1 · 2 h

    Jose Osorio Fernandes Concordo em grande parte e acrescento em favor do agente .
    O agente chegou ate aqui sem nenhum apoio das entidades e continua usando da criatividade para sobrevivencia , porque continuará sem a devida atencao dos que se gabam a dizer somos uma entidade a favor das agencias….so vejo viagens de lazer dos dirigentes, afirmando que estao buscando novos horizontes….
    Curtir · Responder · 2 · 1 h

    Kelly Andrade
    Belo texto, parabéns!!!!!!
    Você falou sobre estarmos desmotivados…. E é verdade, mas logo pela manhã ler este seu texto é muito motivador, nos faz lembrar da nobreza da nossa profissão. Obrigada por este presente na manhã de hoje!!! Um grande abraço.
    Curtir · Responder · 1 · 50 min

    Claudio Herminio Bueno Não está fácil pra ninguém, mas temos que aparecer, o Rocha, da AVIESP, sempre foi ouvido, pois não ficava bajulando, Empresas por serem Grande, e sempre combateu pelos Agentes de Viagem, mesmo quando foi da ABAV, continue a nos Representar. PARABÉNS, meu amigo.
    Curtir · Responder · 1 · 32 min

    Patricia Reis Sampaio Concordo plenamente com todas suas palavras!!!! E acredito que certamente cada trabalhador e profissional da área!!!
    Curtir · Responder · 1 · 31 min

    Angela Viana Parabéns! Concordo plenamente!
    Curtir · Responder · 1 · 29 min

    Walter Gimenez Permitame fazer suas palavras as minhas Parabéns Aroldo SCHUTT, falou o que todo o mercado pensa. Abraços.
    Curtir · Responder · 1 · 20 min

    Mauricio Leite parabéns você realmente é o Cara, não é atoa que a Schultz é 1 grande Operadora .
    Curtir · Responder · 15 min

    Gabriel Porto Parabéns Aroldo, seu texto é bem pautado na nossa realidade Brasileira. Aqui no Ceará , desde o ano passado várias empresas quebraram e clientes e agências ficaram a ver navios. Detalhe, a maioria dessas empresas que deram calote no mercado eram associadas a ABAV. Associação sem proteção alguma na minha opinião é sem fundamento.
    Curtir · Responder · 3 min

  2. 2

    Rosimeire

    Parabéns pelas palavras, acho que esta na hora de nos agentes de viagem nos unirmos e fazer com que esse pais venha a ter respeito pela nossa classe, pois estamos em tempos difíceis, mas sabemos lutar. Aroldo vc falou o que muitos de nós não consegue falar, ou melhor falamos mas nunca chega a um grau mais alto. Parabéns Parabéns

  3. 3

    Uri Behar

    Um detalhe importante foi esquecido, o agente de viagens também trabalha (com prazer) como babá dos seus passageiros, fazendo reservas em restaurantes, comprando assento conforto nas cias aéreas, comprando passagem com milhas do próprio passageiro etc… tudo isso e outras coisas mais sem ganhar nada, apenas para servir ao passageiro. Agora vejamos, apenas como analogia : quanto ganha uma babá de criança ou uma cuidadora ????

  4. 4

    Wilson Grangeiro

    Sr. Aroldo Schultz, o senhor foi fantástico em suas palavras, conseguiu em algumas linhas descrever o que nós agentes de viagens estamos sofrendo nesse mercado desleal e sem ética. A ABAV é uma entidade totalmente alinhada com as idéias politicas da algumas Cias Aéreas e Agencias de Viagens que desprezam e muito os agentes de viagens.
    Tenho mais de 20 anos profissão, e nesse período a ABAV nunca me representou em absolutamente nada, não fez nada com a redução do faturamento, redução de comissões e nem quando vários fornecedores nos deixaram na mão, com seus golpes. Para que serve a ABAV enfim, além de promover feira de turismo para as operadoras venderem diretamente para o passageiro, descriminando os agentes de viagens?
    Cheguei a seguinte conclusão (e de muitos amigos de agentes de viagens) A ABAV NUNCA NOS REPRESENTOU E NÃO NOS REPRESENTA!

  5. 5

    Vitor Wallerius

    Parabéns pelas sábias palavras Aroldo. A ABAV nunca me representou como agente de viagens e jamais representará se continuar nessa politica passiva, e diferente do que o presidente afirma é sim beneficiadora de classe a exemplo do acordo de criação da taxa de serviço de emissão de bilhete aérea promovido pela entidade com as cias aéreas, onde a referida taxa não é cobrada pelas cia aéreas, tornando a fornecedora um concorrente altamente desleal. GOSTARIA DE APROVEITAR O ESPAÇO E CONVOCAR AGENTES, CONSOLIDADORES E OPERADORES, A SE MANIFESTAREM A EXEMPLO DO AROLDO para mostrar ao presidente da ABAV e mercado que estamos descontentes com a atual politica comercial do setor.

  6. 6

    richard

    E ainda vejo alguns post dizendo que só temos um candidato ha assumir a ABAV…na minha opinião, temos 02 AROLDO SCHULTZ PRESIDENTE ABAV

  7. 7

    Celia Garcia

    Obrigada Sr. Aroldo!!!!

    Não há mesmo ninguém que nos represente, apenas entidades que nos cobram taxas e nos ensinam como se conformar com a situação cada vez pior e desfavorável ao nosso segmento (agências) que teimam em sobreviver apesar de tudo.

  8. 8

    Andrea

    Se o presidente da Associaçao Brasileira de Agencias de Viagens diz que somos uma categoria em extinçao,e mostra que não tem o mínimo respeito pelo nosso trabalho, está na hora de termos um presidente da ABAV que realmente nos defenda, que nos apóie e auxilie.
    Parabéns Aroldo Schultz!

  9. 9

    Abrahão Finkelstein

    Caro Aroldo,

    Li teu artigo e quis expressar minha satisfação com o conteúdo do mesmo. O Antonio Azevedo fez por merecer este puxão de orelhas.
    Participei intensamente da vida da ABAV, tanto como presidente da ABAV RS, como vice-presidente em tres gestões de tres diferentes presidentes na ABAV NACIONAL.
    Fui Conselheiro durante 40 anos e, ao final, tive que jogar a toalha. Vi nossa entidade inchar e se transformar numa outra coisa que não a entidade das agências de viagens.
    Vi presidentes nossos declararem alto e bom som que a perda das comissões era uma tendência mundial e que deveríamos entender isto como parte do progresso.
    Quando levantei no RS a bandeira contra a diminuição das comissões já era tarde, havíamos perdido o timing para agir preventivamente. Fiz o alerta cinco anos antes de começar
    o processo de marginalização das agências pelas cias aéreas. O pior de tudo é que as próprias agências compraram o discurso da “modernidade” que nossos dirigentes se apressaram
    em endossar. Passamos a ser “pastoreados” por consolidadoras, as quais se deram muito bem com este processo e enriqueceram. Os consolidadores estão errados? Claro que não.
    Quem está errado são as agências que não exigiram que sua entidade maior os defendesse quando ainda dava para assegurar nossa remuneração, quando ainda nem se falava no Brasil
    sobre o que já estava ocorrendo nos Estados Unidos e Europa. Tinhamos o Legislativo para nos assegurar o justo ganho mas nada fizemos. A entidade dos Publicitários já tinham feito isto.
    A entidade dos Corretores de Seguro ídem. A ABAV se limitava a organizar anualmente um jantarzinho em Brasilia com deputados e chamava isto de Lobby.
    Nunca trabalhou um Projéto de Lei junto ao Legislativo que nos desse tranquilidade. Quando o fez, a vaca já tinha ido pro brejo.
    Considero a ABAV o maior fracasso associativo que conheço. Perdemos todas nossas prerrogativas que já estavam asseguradas desde os tempos do DAC.
    Sobre a investida das OTAs não tem nada a ver com capitalismo. No Brasil não há capitalismo (que tem regras e limites). O que existe aqui é mercantilismo (uma forma selvagem de liquidar os pequenos), ou seja, quem pode mais, chora menos.
    Estamos por nossa conta, amigo.
    Um Abraço
    Abrahão Finkelstein – Mercatur Turismo & Viagens Ltda
    Porto Alegre/RS
    Fone: (51).3027.8818 e 9954.7448
    Email: [email protected]

  10. 10

    Mauro Branco

    PARABÉNS Sr. Aroldo Schultz (como sempre, um cara de visão)!!!
    Sábio discurso! Visão perfeita do que nos falta!
    União, Acreditar em nós mesmos, e principalmente COBRARMOS POSTURA dos Fornecedores (principalmente dos que se acham grandes e inquebrantáveis! Temos aí no mês passado um exemplo de uma que afundou com a arrogância junto!) que acham que podem fazer o que quiser com as agências de pequeno e médio porte!!! Quando pagam comissões, pagam com meses à frente, mas quando é para cobrar o sinal, é pra ontem SENÃO sua reserva Cai!!! Oras pois, que caiam as grandes e arrogantes, e não nós que como fortes formiguinhas fazemos esse grande Turismo do Brasil crescer!!
    ABAV??? quem é ABAV?? Ahhh, aquela da Feira, lembro sim!!

Comentários estão fechados.

Copyright 2017 - Diário do Turismo - Todos os direitos reservados. NetGuaraná - Agência de Marketing Digital.