terça-feira, maio 20, 2025
InícioDestinosInverno de Curitiba bateu recordes no turismo da capital...

Inverno de Curitiba bateu recordes no turismo da capital em julho

Com a ação da Prefeitura de Curitiba, o número de visitantes na capital paranaense aumentou em julho, e isso impactou positivamente todo o setor turístico. Saiba mais abaixo!

Em Curitiba, julho foi um mês de recordes para o setor de Turismo. Depois de dois anos de queda na procura de visitantes por conta da pandemia, os números voltaram a crescer e ainda superaram os de 2019, ano pré-pandemia.

O avanço da vacinação, a diminuição das restrições de circulação por conta da covid-19 e a programação Inverno Curitiba 2022, da Prefeitura, explicam o crescimento do número de turistas na capital.

“Julho superou todas as previsões, mostrando que o trabalho que a Prefeitura vem fazendo para promover a cidade como um destino turístico está dando certo. Tivemos uma aceitação muito grande do Inverno Curitiba, que trouxe uma série de atrações e contribuiu para ampliar a permanência do visitante na cidade”, disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

O Inverno Curitiba 2022, realizado entre 15 de junho e 31 de julho, contou com mais de 45 dias de atrações nas áreas de gastronomia, música, arte e lazer. No período, foi realizada a 39ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorreu pela primeira vez no inverno e foi um dos destaques da temporada.

Com a programação especial e a procura por turistas, hotéis, centros de eventos, agências e empresas de receptivos e que prestam serviços na área celebram a retomada turística e já preveem um bom desempenho também para o Natal desse ano na capital paranaense.

Sobre isso, Tatiana destacou que os preparativos para a programação de fim de ano já começaram: “Estamos elaborando, com muita dedicação, uma ampla programação para o Natal, que deve trazer, mais uma vez, uma experiência inesquecível para os nossos visitantes”, afirmou a presidente do Instituto.

Curitiba vem se consolidando como um dos principais destinos de Inverno do Brasil e está entre os dez mais procurados por turistas estrangeiros.

Turistas no Centro Histórico

Uma sondagem realizada pela Rede Empresarial do Centro Histórico – que reúne lojas, bares e restaurantes da região – mostra que o volume de turistas cresceu 35%, representando 42% do público desses locais em julho. “O faturamento cresceu 70% em relação a 2021 e 40% na comparação com 2019, que é a nossa referência de normalidade”, disse Jorge Tonatto, presidente da rede.

Na rede de hotéis Mabu, a média de ocupação foi de 85%. “Foi um resultado espetacular, superamos nossa meta em 144%, graças não apenas aos turistas de lazer, mas também aos de business, com mais de 29 eventos corporativos”, contou Luciano Motta, diretor de vendas da rede.

Passeios turísticos

A Linha Turismo, que percorre 26 atrativos turísticos da cidade, teve 25.003 passageiros pagantes em julho, 33% mais do que os 18.761 registrados em julho de 2019.

A Serra Verde Express, que opera trens na Serra do Mar, registrou recorde de passageiros no mês, segundo o diretor da empresa, Adonai Aires de Arruda Filho. “Tivemos o melhor mês da história, superando em 17% o recorde anterior, que havia sido em janeiro de 2019”, revelou. Ao todo, foram 36 mil passageiros em julho, que utilizaram os trens da empresa para viajar entre Curitiba e Morretes.

“A cidade está muito bem cuidada e o turista tem tido uma experiência muito favorável. O clima em julho ajudou e tivemos resultados muito bons, com reserva antecipada em 75% dos casos”, completou Bernardino Silva Fuentes, da Andes Operadora de Viagens e Turismo e a da Tur e JulyTur Agência de Turismo e Receptivo.


EDIÇíO DO DIÁRIO DO TURISMO com Prefeitura de Curitiba.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque