Prefeitura de Curitiba lança novos editais no valor de R$3,1 milhões

Continua depois da publicidade

A iniciativa é da Prefeitura de Curitiba, realizada através da Fundação Cultural de Curitiba, para estimular e desenvolver ainda mais a cultura na capital paranaense.

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, lança nesta sexta-feira (22/7) dez editais com recursos do Fundo Municipal da Cultura, com valor total de R$ 3.170.000,00.

Os editais são voltados a atender áreas específicas – artes cênicas, dança, artes visuais, quadrinhos, folclore e patrimônio – e também para montagem de programação nas dez regionais de Curitiba, para projetos de ações afirmativas em todas as linguagens artísticas e para o Carnaval 2023.

“Estamos lançando dez editais de cultura para o ano de 2023. O futuro já está começando. A ideia é fazer de Curitiba a cidade mais inteligente, mais culta e mais animada do nosso país”, anunciou o prefeito Rafael Greca.

As inscrições têm início às 18h desta sexta-feira e podem ser feitas até às 12h do dia 12 de agosto de 2022, exceto para o edital do Carnaval, cujas inscrições vão até 1º de agosto.

Os editais estão disponíveis para consulta no site da Fundação Cultural de Curitiba.

A inscrição do projeto deverá ser feita exclusivamente pelo Sisprofice, que pode ser acessado pelo site da Fundação ou pelo site Cultura Sistema de Informação.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, destacou a abrangência dos editais. “Os editais contemplam diversas linguagens artísticas, e e levarão programação cultural para toda a cidade”, disse Ana Cristina.

Oficina explica como se inscrever e formatar os projetos

Na próxima segunda-feira (25/7), a Fundação Cultural de Curitiba promoverá uma Oficina On-line de Formatação de Projetos Culturais já com informações e orientações sobre os novos editais do Fundo Municipal da Cultura.

A oficina será transmitida pelo canal da Fundação Cultural de Curitiba no Youtube, com início às 19h. Durante a live é possível tirar dúvidas pelo chat. Depois, o vídeo fica disponível no Youtube.

Editais abertos do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba

1) Edital de Ações Culturais Afirmativas
Para projetos em quatro modalidades: igualdade racial, direito das mulheres, direitos das pessoas com deficiência e diversidade sexual. Os projetos podem ser apresentados em qualquer linguagem artística (artes cênicas, literatura, audiovisual, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, e folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais).

2) Edital de Carnaval de Curitiba 2023
Serão contemplados projetos em quatro modalidades: projetos das Escolas de Samba do Grupo Especial, Escolas de Samba do Grupo de Acesso, Escola de Samba Iniciante e Blocos Carnavalescos.

3) Edital Solar 2023 – Dança
O edital selecionará quatro projetos em três modalidades: solos de dança, duplas de dança e coletivos de dança, visando a criação e a produção de montagens coreográficas inéditas.

4) Edital de Conservação e Restauro
Escola de Patrimônio 2023 – Consiste na contratação de sete projetos de oficinas, workshops, masterclass e cursos de curta duração voltados a ações de conservação e restauro de bens culturais móveis, como acervo em papel (desenhos gravuras, manuscritos, obras raras), fotografias de arte sacra, pinturas de cavalete, esculturas, murais, entre outros, bem como a difusão de conceitos, prática e estudos de caso relacionados ao patrimônio em todas as suas vertentes. Os projetos devem ser inéditos.

5) Edital Curitiba Multiétnica e sua Riqueza Cultural – Folclore
Destinado a projetos voltados ao desenvolvimento e difusão de produtos culturais de folclore em três modalidades: Projetos de teatro, dança, poesia, canto e contação de histórias; projetos de opção de culinária tradicional folclórica; e projetos de artesanato. As ações deverão ser executadas no Pavilhão Étnico de Curitiba – Memorial de Curitiba.

6) Ocupação de Espaços Expositivos da FCC 2023/2024
Contempla projetos de exposições no Museu da Fotografia, no Museu da Gravura e no Museu Municipal de Arte em 2023.

7) Edital de Patrimônio Imaterial 2023
Serão selecionados projetos de exposição cultural itinerante sobre cultura africana e cultura afro-brasileira em Curitiba; o outro, em um documentário audiovisual sobre cultura indígena em Curitiba.

8) Edital de Publicação de Quadrinhos
Projetos nas áreas de cartoons, caricatura, charges, ilustração e animação (física ou virtual).

9) Edital Circuito de Arte e Cultura nas 10 Regionais
Para realização de projetos nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais, folclore e cultura popular nos bairros de Curitiba.

10) Edital Fomento e Difusão em Artes Cênicas 2023
Selecionará projetos de espetáculos teatrais, sendo dois voltados à infância e juventude, no Auditório Antônio Carlos Kraide, quatro para o público adulto no Teatro Novelas Curitibanas, seis produções de teatro e circo no Memorial de Curitiba e cinco de teatro de formas animadas.

Veja também as mais lidas do DT


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com Prefeitura Municipal de Curitiba.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade