Por Paulo Atzingen*
Com os conhecidos agradecimentos e elogios presentes em todos o início de eventos, foi aberto hoje o 1º Destination Brazil Travel Mart, em Porto de Galinhas, Pernambuco.
Um pouco antes dos pronunciamentos, o DIÁRIO conversou com as duas principais figuras políticas presentes ao evento, o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, em seu primeiro evento oficial na era Michel Temer, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Para Eduardo Alves, o DT questionou sobre a votação da Medida Provisória que mantém a alíquota do Imposto de Renda para remessas ao exterior, já que no próximo dia 9 de junho o Congresso vota a MP: “Isso já foi acertado, essa reduçao para 6,5 por cento é o justo, já que os 25% era um absurdo. Na bem da verdade isso vai ser consolidado no governo Temer. Essa é uma das primeira medidas eficazes em nosso governo, que já havia sido votada e agora se consolida. Temos também agora em maio a criação das áreas especiais de interesse turístico, áreas delimitadas para focar o desenvolvimento turístico em regiões com potencial.”, disse ao DT.
Dotação orçamentária reduzida para para R$ 300 milhões
Quanto aos cortes do orçamento e redução das despesas já anunciadas pelo presidente em exercício, Alves disse que isso já havia acontecido alguns meses atrás (quando ocorreu o corte de Ministérios). “Sim, vamos fazer alguns ajustes, principalmente considerando que nossa dotação orçamentária agora é de apenas R$ 300 milhões.”, quantificou lembrando que o corte chegou aos 50% de seu orçamento.
O DIÁRIO também falou com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara questionando a ele sobre a importância estratégica sobre este evento em seu estado: “Este evento gera negócios, as empresas geram pacotes e se planejam um pouco. A atividade turística, se bem trabalhada se bem planejada pode ajudar muito o Brasil a sair desta crise. Nós temos que motivar os muitos setores para que o Brasil reaja. O governo do Estado precisa dar, principalmente ao turismo condições de trabalho adequadas para que o negócio ande, motivar e fortalecer o setor.
Questionado sobre se esse era o melhor momento para realizar um evento como este, Câmara foi enfático: “É um momento importante para o Brasil, estamos em uma retomada, mesmo em uma crise. É um momento de unirmos forças e fazer um planejamento já que o Nordeste, em especial o meu estado Pernambuco, tem um potencial ainda não calculado no quesito turismo”.
- O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (PE)