quarta-feira, julho 2, 2025
InícioPolíticas de turismoLuis Villaseñor, de Puerto Vallarta, fala com autoridade sobre...

Luis Villaseñor, de Puerto Vallarta, fala com autoridade sobre destino mexicano

É muito comum os destinos nacionais e internacionais serem apresentados por pessoas pouco preparadas e que exercem essa função – de promotores – sustentados pelas muletas da tecnologia. Vídeos incríveis, data shows espetaculares, fundo musical extraordinários e uma parafernália eletrônica de impressionar qualquer plateia.

Por Paulo Atzingen*

 

Recursos tecnológicos à parte, Luis Villaseñor, diretor de promoção de Puerto Vallarta, no México, ao apresentar o destino nesta sexta-feira (4), em São Paulo, deu um show a parte. Mesmo usando um pouco daqueles recursos, deu seu recado de forma impecável sobre o destino mexicano mostrando, efetivamente, que para se promover uma cidade, um país, um lugar, e falar dele é preciso amá-lo e conhecê-lo profundamente. Luis mostrou isso.

Natural de Puerto Vallarta, o executivo contou a história do destino, o processo de implantação do mercado turístico, os investimentos dos hotéis internacionais e desfiou uma sequência de informações objetivas que boa parte dos jornalistas e leitores adoram como número de visitantes no destino, temperatura média da cidade, número de companhias aéreas locais e internacionais que operam, e acreditem, até o preço da cerveja, de uma refeição e de um taxi. “Temos cinco zonas hoteleiras, completas, bem servidas de infra-estrutura comercial, e oferecemos 22 mil habitações, sendo que, posso garantir, todos os nossos hotéis são de frente para o mar”, enumerou Villaseñor com um encadeamento de informações e expressões típicas de quem conhece, vivencia o lugar e tem autoridade sobre o assunto.

É evidente que quem veste a camisa de um destino da forma que Villaseñor veste tem plena convicção de seus encantos e vantagens competitivas e até arrisca exceder nos seus atributos: “Puerto Vallarta é o destino turístico do México mais completo porque é ótimo para a família, para casais (homo e heterosexuais), têm preços acessíveis e para todos os bolsos, é seguro, tem gente hospitaleira, uma ótima gastronomia e oferece mais de 50 atividades turísticas relacionadas ao mar, à montanha, ao turismo de aventura”, falou quase sem fôlego.

Ao defender seu destino como o melhor do México (o primeiro é Cancun) e que recebe 5 milhões de turistas por ano, Luís ainda acrescentou um dado que alça Puerto Vallarta ao topo dos destinos mais visitados do México, que nada mais é que a sua estabilidade climática, que oscila em torno dos 25º graus durante o ano todo. “As montanhas são reguladoras de nossa temperatura e perturbações meteorológicas não acontecem”, afirmou.

Luis Villaseñor: montanhas equilibram a temperatura (Crédito: DT)

Ao final de sua exposição não havia perguntas a fazer ao promotor tamanho o volume de informação que ele trouxe na bagagem. No entanto, queríamos saber o número de brasileiros que vai a Puerto Vallarta anualmente. Luis informou: “Temos um controle dos voos que chegam ao nosso aeroporto, nacionais e internacionais. Ocorre que muitos brasileiros ao chegar à capital,  Cidade do México (DF), vão de carro para Puerto Vallarta. Esses turistas não entram no cômputo geral, que hoje gira em torno de 2 mil brasileiros”, finalizou e foi posar para fotos.

A apresentação encerrou uma série de roadshows no país destinado a agentes de viagens e operadores. O encontro passou por Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. A ação capacitou cerca de 420 profissionais de turismo.

www.visitpuertovallarta.com

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque