A ABAV rechaça a AA – American Airlines por práticas comerciais corrosivas ao mercado e assinou hoje uma declaração pública do FOLATUR – Fórum Latino Americano de Turismo, organização que representa agências de viagens e operadoras na América Latina. Nela, representou o Brasil junto a mais dez associações dos seguintes países, México, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Venezuela.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O documento, em inglês e espanhol, rechaça a decisão da American Airlines de excluir agências e operadoras da emissão de milhas e pontos acumulados do programa de fidelidade AAdvantage, a menos que sejam consideradas preferenciais pela aérea.
Veja também as mais lidas do DT
Um trecho da declaração afirma: “Ninguém é e poderia ser contra melhorias tecnológicas; o FOLATUR apenas se opõe às práticas anticompetitivas que discriminam o canal de distribuição independente e indireto, ameaçando a oferta simultânea de todas as alternativas de transporte aéreo para passageiros, com grande prejuízo para eles.
Se não forem desencorajadas, a AA continuará com seu padrão cada vez mais discriminatório, e outras companhias aéreas no mercado oligopolista de transporte aéreo certamente seguirão estas práticas, a menos que o Departamento de Transportes dos Estados Unidos finalmente, intervenha para restabelecer a competitividade, restaurando o acesso total aos inventários e proibindo práticas discriminatórias como taxas nos GDS ou com milhas concedidas sob programas de fidelidade condicionadas ao uso do sistema NDC da American Airlines.
Tanto os passageiros das aéreas nos mercados dos Estados Unidos, quanto nos estrangeiros estão e serão cada vez mais afetados negativamente por essas práticas comerciais anticompetitivas”.
Veja a declaração completa em inglês aqui
Veja a declaração completa em espanhol aqui