Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional: ‘Vivemos um momento extremamente positivo’

Continua depois da publicidade

Em entrevista exclusiva ao Diário, a nova voz da Abav Nacional fala sobre o momento do turismo, analisa o fator PERSE e aponta os caminhos para a expansão em 2024

por Zaqueu Rodrigues – com redação e edição do DIÁRIO


Em janeiro deste ano, Ana Carolina Medeiros foi eleita a nova presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens). Durante o biênio 2024/25, ela terá como missão continuar os trabalhos realizados pela gestão anterior. “Nosso foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abav’s estaduais”.

Fundamentada pelos bons resultados alcançados pelo turismo brasileiro no ano passado, Ana Carolina se mostra otimista e projeta um crescimento do setor em 2024. “Para que essa expansão ocorra como esperamos é necessário um trabalho conjunto entre o governo, entidades e o agenciamento.”

Veja também as mais lidas do DT

A presidente da Abav Nacional afirma que a atuação política é essencial para defender as demandas do setor, como a manutenção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Nesta terça-feira (5), o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou que o benefício será redesenhado por meio de um Projeto de Lei.

Ana Carolina alerta que alterações inesperadas no Perse comprometem o desenvolvimento do mercado de viagem. “O Perse foi um dos itens de maior salvação ao Turismo. Essas empresas precisam do Perse para continuar essa etapa de crescimento, de manutenção e agora de geração de empregos. Isso é de extrema relevância”.

O fortalecimento das Abav’s estaduais é outra prioridade, assegura a presidente da Abav Nacional. “O nosso foco é ajudá-las a tornarem-se financeiramente sustentáveis, incluí-las no programa de governança corporativa da Jornada ABAV ESG através de protocolos e capacitá-las a dar continuidade e promover ações de sucesso”.

Na entrevista a seguir, entre outros temas que são diretrizes, Ana Carolina faz um balanço de 2023, compartilha as suas perspectivas para este ano, reforça as ações de ESG, e revela as renovações da feira Abav Expo 2024, que acontecerá pela primeira vez em um estádio de futebol. “A Abav se fortaleceu, vem crescendo de forma constante e se internacionalizando, mostrando assim a força do agenciamento”.

DIÁRIO – Nessas primeiras semanas como presidente da Abav Nacional, quais foram suas prioridades e primeiras medidas?

Ana Carolina Medeiros: Neste começo de 2024 já tivemos algumas pautas relevantes, A ABAV Nacional foi até Brasília para encontros estratégicos que dizem respeito a realização da ABAV Expo 51, que neste ano será justamente lá, na Arena BRB Mané Garrincha, e também seguimos com nosso trabalho político que busca atender os pleitos do agenciamento, como a defesa da manutenção do PERSE que ao lado de diversas outras entidades nos posicionamos a favor. Mas ainda é só o começo, e teremos muitas novidades para compartilhar em breve.

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional (Foto: Divulgação)

DIÁRIO – Após profundas mudanças e perdas provocadas pela pandemia, qual é o balanço que faz de 2023 para o agenciamento e como define o momento da Abav Nacional?

Ana Carolina Medeiros: O ano de 2023 foi um ano de retomada, o Brasil bateu marcas importantes como recorde de turistas internacionais, que injetaram na economia cerca R$34,5 Bilhões. E finalmente alcançamos patamares pré-pandemia. Mas ainda é pouco para o potencial de nosso país, temos um longo caminho pela frente. E com relação a ABAV, vivemos um momento extremamente positivo, a entidade se fortaleceu, vem crescendo de forma constante, e se internacionaliza, mostrando assim a força do agenciamento.

DIÁRIO – A senhora disse que vai continuar o trabalho realizado pela gestão anterior, de Magda Nassar. Quais são as conquistas que destaca da gestão passada?

Ana Carolina Medeiros: Como afirmou Magda no final do ano passado, a gestão passada conquistou a união e fortalecimento da ABAV como um todo. A associação se fortaleceu, tornando-se a mais importante entidade representativa do Turismo, com um trabalho político sério, também fortalecemos o ICCABAV que anualmente capacita mais de 10.000 pessoas de forma gratuita. Consolidamos a Jornada ABAV ESG na maior ABAV Expo dos últimos anos, são inúmeras conquistas que eu tive o prazer de presenciar.

DIÁRIO – Depois de um 2023 de recuperação, como analisa o momento do turismo brasileiro e quais medidas considera essenciais para o mercado expandir em 2024?

Ana Carolina Medeiros: Prevemos um crescimento ainda maior do setor, vimos recordes serem batidos no último ano, e isso nos dá uma perspectiva muito positiva sobre 2024. Para que essa expansão ocorra como esperamos é necessário um trabalho conjunto entre o governo, entidades e o agenciamento.

DIÁRIO – A Abav fortaleceu a sua atuação política em Brasília em defesa das pautas do setor. Como será esse trabalho na sua gestão e quais políticas públicas considera como urgentes para o desenvolvimento do turismo?

Ana Carolina Medeiros: Continuaremos atentos a toda movimentação em Brasília, afinal de contas, o papel principal da ABAV Nacional é trabalhar pelos interesses do agenciamento. Contamos com um Assessor parlamentar, que nos permite agilidade para respostas. E atualmente, estamos trabalhando pela manutenção do PERSE e outros pleitos.

DIÁRIO – Qual é a visão e quais as projeções da Abav sobre a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)?

Ana Carolina Medeiros: Recentemente estivemos em Brasília ao lado de outras 32 entidades do setor de Turismo e Eventos, com o objetivo de mostrarmos a importância da manutenção do PERSE para esses setores que tanto sofreram com a pandemia. Tivemos diversas reuniões com parlamentares, que nos receberam de forma cordial e entenderam nossos apontamentos. Seguimos otimistas por um desfecho positivo.

DIÁRIO – O fim do Perse pode comprometer de que maneira o setor de turismo? Quais os maiores efeitos?

Ana Carolina Medeiros: O PERSE foi um dos itens de maior salvação ao Turismo, viabilizando às empresas do segmento, renegociar dívidas com o governo, e reestruturar todas as empresas aderentes, para que pudessem minimamente ficar e agora estarem ainda de pé! Essas empresas precisam do PERSE para continuar essa etapa de crescimento, de manutenção e agora geração de empregos. Isso é de extrema relevância. Entendemos que esse benefício não durará para sempre, mas alterações inesperadas comprometem o desenvolvimento do setor.

DIÁRIO – A pandemia aproximou as lideranças dos diversos segmentos do turismo, criando assim o G20, grupo no front das negociações com a iniciativa pública. Qual é a importância dessa parceria entre as iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do turismo?

Ana Carolina Medeiros: Essa parceria mostra o fortalecimento do setor como um todo, mostra a força e a organização destas entidades que buscam sempre o desenvolvimento do Turismo. E já estamos colhendo frutos desta parceria, que vai impactar positivamente o futuro do setor.

DIÁRIO – Sob a gestão de Magda Nassar, a Abav falou de machismo no turismo, a necessidade de ampliar a diversidade em posições de lideranças, sustentabilidade, inclusão… Como essas agendas serão trabalhadas em sua gestão?

Ana Carolina Medeiros: Como o próprio nome da chapa que faço parte diz “Continuidade e fortalecimento”, todos os projetos iniciados na última gestão, que eu fazia parte também, serão continuados. Faremos investimentos em busca de crescimento de nossos projetos, em 2024 por exemplo daremos o segundo passo em nossa jornada ESG, seguiremos com projetos de inclusão durante a realização de nosso grande evento, a ABAV Expo. Somos ambiciosos, e trabalharemos com esse propósito.

DIÁRIO – A Abav Expo 2024, edição número 51, será realizada pela primeira vez em um estádio de futebol, no Mané Garrincha. O formato é inédito. O que se busca com essa mudança e quais as principais renovações dessa edição?

Ana Carolina Medeiros: Nosso principal objetivo é mostrar para outros destinos que sim, é possível realizar eventos em locais que fogem do comum. Que eventos de Turismo que hoje já batem mais de 40.000 pessoas não estão presos a um formato único.

DIÁRIO – Como a cultura ESG estará presente na feira?

Ana Carolina Medeiros: A ABAV desenvolveu a Jornada ABAV ESG, que foi oficializada na ABAV Expo 50, trouxemos mais de 30 práticas ligadas aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Com a ideia de principalmente inspirar o mercado de feiras, que é possível sim, trazer práticas mais sustentáveis para os grandes eventos.

DIÁRIO – Após as renovações dos últimos anos, o papel da feira mudou de alguma maneira?

Ana Carolina Medeiros: O papel da feira segue sendo o fomento do Turismo, é possível visualizar essa ideia ao longo de sua realização, onde diversas ações se dão através dos inúmeros projetos que contemplam o evento, como o ABAV Buyers Club – que traz compradores nacionais e internacionais para fazer negócios com o Brasil, a ABAV Travel Tech que traz tecnologia e inovação para o ambiente do Turismo e a Ilha das Operadoras, que trazem seus produtos em destinos de todo o mundo e do Brasil para os agentes de viagens. A ABAV Expo é um destino em si que recebe todo o agenciamento.

DIÁRIO – Outra prioridade da sua gestão é o fortalecimento das Abav estaduais. Como isso será feito, quais são as maiores mudanças e qual é o modelo ideal de agora em diante?

Ana Carolina Medeiros: As ABAVs Estaduais mais que nunca são a linha de frente com seus associados regionalmente. Ajudá-las a tornarem-se financeiramente sustentáveis, incluí-las no programa de governança corporativa da Jornada ABAV ESG através de protocolos e capacitá-las a dar continuidade e promover ações de sucesso é nosso foco. Sua saúde institucional é primordial para que a ABAV continue a ter relevância a força para ser a voz do setor em seus pleitos.

Nosso foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abavs estaduais

DIÁRIO – A senhora já tem uma carreira no turismo e na Abav, exercendo a função de presidente da Abav do Maranhão. Agora, o que a presidência da Abav Nacional representa para a senhora e como define o perfil da sua gestão?

Ana Carolina Medeiros: Eu falo que estou Presidente do Conselho de Administração da ABAV Nacional, um cargo que recebi com muita honra, sabendo da importância e responsabilidade que ele leva consigo. Trabalharei muito com o foco principal de atender o agenciamento com o respeito que ele merece. A gestão que agora atua na entidade tem como objetivo central a união e fortalecimento da ABAV e seu sistema. Trabalharemos incansavelmente para que a Entidade saia fortalecida, aumentando sua presença não somente nacionalmente, como no cenário internacional também. Mostrando ao mundo a força do Turismo e do agenciamento brasileiro.

DIÁRIO – Há uma marca ou tema que aponte como prioridade/protagonista da sua gestão?

Ana Carolina Medeiros: Nosso foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abavs estaduais. Queremos fortalecer e desenvolver essas Abav estaduais e gerar um mercado ainda melhor para os agentes de viagens, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito. Trabalharemos em cima dos nossos pilares e mantendo a essência da associação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade