Por Associação Brasileira das Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC)
Em tempos de crise financeira e redução de despesas, a internet vem apresentando alternativas que, supostamente, tornam-se mais em conta, sejam para compras de produtos domésticos, artigos esportivos, estéticos e até mesmo viagens; de negócios, estudos, lazer entre outros. As supostas facilidades da compra on line, estão expostas em diferentes mídias, provocando um grande debate entre diferentes setores sobre a real credibilidade e prestação de serviços do vulgo B2C.
No setor turístico, é crescente a discussão sobre esse tema. A internet é concorrente ou ferramenta de trabalho? Sites de venda vão encerrar as atividades das Agências de Viagens ou vão reforçar a qualidade da prestação de serviços dos Agentes de Viagens e seus respectivas empresas?
Veja também as mais lidas do DT
O que estamos vendo hoje é um grande entrave entre a comprovada capacidade dos agentes de viagens e as recorrentes reclamações e prejuízos oriundos de compras feiras em sites On Line, seja pela errada configuração dos pacotes, desde a emissão das passagens a diferenças entre exposto e ofertado, o famoso “barato que saiu caro”.
Um cliente que opta por efetuar sua compra via internet está automaticamente assumindo o risco de cometer equívocos que poderão prejudicar ou até mesmo, em casos mais complexos, impedir a realização de sua viagem, detalhes que para profissionais gabaritados na função muito raramente passam despercebidos e, em caso de erros, a vantagem do agente de viagens é muito superior a de sites de vendas on line. Já pensou em perder um voo e precisar entrar em contato via e-mail ou o famoso “CLICK AQUI” para informar o ocorrido, aguardando retorno e perdendo sua programação? O celular do agente de viagens nesta hora é sua garantia de solução pratica a ágil.
Incluindo o conhecimento do profissional dentre os tramites legais, a consultoria de viagens com informações sobre os lugares a serem visitados e demais opção de passeios, a organização e planejamento de toda sua viagem, desde a saída até seu retorno, detalhes de check in, transfer, city tours, hotéis confiáveis, voos com escalas e conexões com tempos hábeis, são vantagens que adicionadas ao atendimento pessoal feito pelo agente de viagens, tornam diferenciada a aquisição de sua viagem através de uma agência de viagens, o qual você sabe onde está localizada, conhece pessoalmente os profissionais que lhe atenderam, sabe onde e como recorrer em casos de necessidades, e tem todo o amparo necessário antes, durante e depois de sua viagem.
Estatísticas das companhias aéreas e redes de hotéis mostram a superioridade das agências de viagens na comercialização de seus produtos e serviços, em âmbito nacional e internacional, nos primeiros seis meses de 2015, na media das principais companhias aéreas do Brasil, as agências de viagens comercializaram entre 65 a 75 por cento das vendas de passagens aéreas, superando todos os demais canais de comercialização, sites de vendas “B2C”, balcões em aeroportos, lojas entre outros.
Seguindo os mesmos parâmetros, as redes hoteleiras registram uma superioridade na comercialização de seus serviços via agências de viagens, entre 50 e 55 por cento das vendas são feitas por agentes de viagens, enquanto a comercialização balcão e demais canais dos hotéis alcança entre 35 a 40 por cento e sites de comercialização giram em torno de 10 por cento.
O reconhecimento da importância das Agências de Viagens por parte das companhias aéreas e redes hoteleiras para a comercialização de seus serviços é mensurada pelos investimentos em capacitação e divulgação junto aos agentes de viagens, seja em eventos direcionados a estes profissionais, como a ABAV EXPO, maior evento de turismo da América Latina, onde a participação das Cias Aéreas e Hotéis é maciça, ou na oferta de FANTOUR (Viagens Técnicas para conhecimento e capacitação dos agentes de viagens), onde todos os custos das viagens são abonados para os agentes de viagens.
As Agencias de Viagens apresentam um serviço diferenciado a seus clientes, incluindo consultoria de destinos, busca por melhores serviços e preços, além do amplo conhecimento em documentações necessárias para cada tipo de viagem e diversas orientações que garantem ao passageiro/turista, uma excelente viagem, preocupando-se apenas em desfrutar de tudo que o Agente de Viagens, cuidadosamente, organizou nos mínimos detalhes.