Abertura Solene do 39º Congresso de Guias de Turismo em Salvador emociona e contagia

Continua depois da publicidade

 Paulo Atzingen (texto); Eric Afonso (fotos)

Todas aquelas energias baianas conhecidas, de afetuosidade, carisma e timbalada estiveram presentes na abertura solene do 39° Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, no Hotel Pestana, Convento do Carmo, em Salvador, na Bahia, na noite desta quarta-feira (22).

Com hino nacional, apresentação dos 27 estados brasileiros por meio de bandeiras carregadas por representantes (exceto dois ou três estados como Pará e Roraima que não apareceram) o 39° Congresso Brasileiro de Guias de Turismo cumpria o seu script até o discurso apaixonado de Silvana Ros, presidente do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia que demonstrou a força que possui a profissão do Guia de Turismo quando organizado e conduzido com paixão e desafios a vencer.

Veja também as mais lidas do DT

Ela foi precedida por outros discursos como o de Cláudio Tinoco, secretário de Turismo de Salvador, Benedito Braga, representante do governo do Estado da Bahia e Dom Murilo Krieger, arcebispo da capital baiana mas, evidentemente, a fala que mais empolgou foi a de Silvana.

Evento contou com Hino Nacional e apresentação de bandeiras: civismo

Lágrimas

“Este é um evento genuinamente baiano e soteropolitano para vocês guias, brasileiros. Nossos costumes, nossos valores, nossas referências são apresentadas para vocês”, afirmou lembrando que o tema principal do Congresso é Valorizando as Etnias Brasileiras. “Entre agradecimentos à família, aos amigos e parceiros que possibilitaram ela chegar a esse momento, Silvana não deixou de citar algumas dificuldades de percurso. “Estamos diante de um novo posicionamento do turismo na Bahia. A decisão de trazer esse congresso para cá foi uma decisão desafiadora. E muitos não acreditavam nesta estagiária”, disse chegando às lágrimas.

A mesa estava composta também por Henrique Dantas, presidente da Federação Nacional de Guias de Tursimo – FENAGTUR e Alexandre Rossi, secretário de turismo do município de Mata de São João.

A solenidade de abertura aconteceu em um dos átrios do Pestana Convento do Carmo

Momento brasileiro

O secretário de Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco após elogiar o trabalho de Silvana e responsabilizá-la quase que integralmente pelo sucesso do evento, lembrou do momento que o Brasil atravessa, politica e economicamente, em especial a Bahia: “Esperamos décadas e décadas para aumentar o número de ingressos de turistas no Brasil mas ainda patinamos”, e afirmou que a decisão do Congresso Nacional em autorizar a abertura de capital internacional e o ingresso de companhias aéreas estrangeiras no Brasil foi correta. “Com essa chegada de novas companhias teremos mais fluxo de turistas. Somado a isso temos um povo alegre, e um enorme potencial turístico. Só precisamos nos qualificar mais e é o que vocês estão fazendo, fazendo esse congresso”, enumerou.

Dom Murilo agradeceu o trabalho dos guias, lembrou da grande força do turismo religioso em Salvador e destacou: “Não adianta ter cultura igrejas, história se não tivermos aqueles que contem e que mostrem esse patrimônio. As igrejas, por exemplo, são uma manifestação histórica do amor por uma cidade, e essas obras nos ajudam a abrir o coração”, ensinou.

Ouça o grupo Tambores e Cores assinando a Bahia

Em ritmo de timbalada do grupo Tambores e Cores, a solenidade foi assinada pela Bahia

Maiores informações baixe o aplicativo: APLICATIVO CONGRESSO

Ou entre no site: https://www.cbgtur2019.com.br/

*O jornalista viajou a convite do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia e da Federação Nacional de Guias de Tursimo – FENAGTUR

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade