As oscilações da Bolsa de Valores, do dólar, e a própria pandemia global não são suficientes para a Accor estancar as dinâmicas de crescimento, planejamento e perspectivas de um mundo melhor para quem investe, trabalha ou se hospeda em seus hotéis.
REDAÇÃO DO DIÁRIO (com reportagem de Mary Ellen Aquino)
Na tradicional Conferência de Imprensa realizada todo início do ano no Brasil, seus executivos apresentaram um balanço das novas aberturas e aquisições em 2021 e 2022 e os horizontes da empresa para o futuro.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul, a Accor encerrou 2021 na América do Sul com um volume de negócios de 400 milhões de Euros e um RevPAR de (-42%) like for like comparado a 2019.
“Em 2021 foram abertos 22 novos hotéis na região, oferecendo ao mercado mais 3.737 quartos, além da assinatura de 14 contratos (2.100 quartos) mesmo diante do contexto delicado da crise de saúde global, o que demonstra a força das marcas Accor e a confiança dos investidores na nossa capacidade de gestão”, declarou Thomas na conferência.
Atualmente a empresa possui hoje 65 mil quartos, um crescimento de 4,8% em relação a 2020, sendo 53 mil apenas no Brasil.
Este ano
O ano de 2022 também promete grandes aquisições por parte do grupo hoteleiro. Durante a apresentação, que ocorreu na unidade Pullman do Ibirapuera, em São Paulo, foi divulgado que a Accor estima abrir na América do Sul outros 25 hotéis, sendo 17 no Brasil e 8 nos países hispânicos, além de acelerar novos contratos no sistema de franquias.
Países como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além do Brasil, continuam na mira da expansão da empresa, seja por meio de conversões ou greenfield.
“A previsão é chegar a 700 hotéis em operação e pipeline até 2025”, completa Thomas.
42k24
Atualmente a Accor tem 410 hotéis em operação na América do Sul, sendo 330 no Brasil e 81 nos países de língua espanhola, incluindo um pipeline de 81 hotéis na América do Sul (sendo 58 no Brasil).
“Faltam dois anos para finalizarmos nossa estratégia de 42 mil quartos franqueados até 2024, projeto batizado como 42k24. Há 10 anos tínhamos apenas 12% de quartos franqueados, hoje temos 43% e até 2024 esperamos ter mais de 50%”, comentou Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul.
Outras marcas
A rede francesa não tem limites na expansão de seus negócios. Além das franquias, outra estratégia da Accor em 2022 é ampliar o desenvolvimento em residências, utilizando-se do portfólio das marcas em parceria com a joint venture Ennismore, são elas: 21c, 25hours, Delano, JO&JOE, Mama Shelter, SLS, Tribe, entre outras.
Expansão na América do Sul
Em janeiro deste ano, a Accor anunciou a expansão da marca internacional SLS Hotels & Residences para o Uruguai, com a inauguração do SLS Punta del Este, empreendimento com 80 quartos e 150 residências, em duas torres contemporâneas, com o mais alto padrão de luxo e previsão de abertura para 2025. “Com esta assinatura no Uruguai, a Accor reforça suas duas principais estratégias: o desenvolvimento de produtos lifestyle em países hispânicos e a incorporação de propriedades de uso misto”, afirma Thomas Dubaere.
Outras aberturas
Além do SLS Punta del Leste, na Colômbia, 204 apartamentos e 88 casas serão comercializadas por meio do Sofitel Barú Calablanca Beach Resort. Já na Argentina, o SLS Puerto Madero Hotel & Residences contará com 145 residências, previsto para abertura em 2022. A empresa também planeja, ainda para o primeiro trimestre de 2022, abrir 50 novas unidades WOJO na Argentina, Colômbia, Chile e Peru. “Vamos ampliar a experiência do consumidor com base em pesquisas feitas para tornar os ambientes ainda mais ergonômicos, além de oferecer novas experiências e sites dedicados ao produto”, destacou Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
LEIA TAMBÉM: