Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional do Meio Ambiente comemorado nesta sexta-feira (5), a expansão do programa Plant for the Planet (PFP) para as florestas colombianas em Cauca e Tolima.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Accor comemora também 10 anos do PFP na América do Sul com a marca de mais de 630 mil árvores plantadas na Serra da Canastra, Brasil, e na Amazônia Peruana, que equivale a uma área de 500 campos de futebol. Tudo isso com a participação direta dos hóspedes, que reutilizam as suas toalhas de banho e a economia gerada com a lavagem é destinada para o plantio.

“É um programa de grande orgulho e relevância na empresa, e a prova é que estamos celebrando 10 anos no Brasil!”, declara Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “O Plant for the Planet é um programa global de conservação de florestas dentro do conceito de agroflorestas, ou seja, promovemos a preservação ambiental por meio de desenvolvimento econômico e social. Assim a comunidade local gera renda com as suas atividades de agricultura que suportam a preservação da floresta ao seu redor. Todos saem ganhando”, completa.

A Accor já realiza há 10 anos o PFP no Brasil na Serra da Canastra (MG), em parceria com a ONG Nordesta. Só em território nacional, o projeto já plantou mais de 600 mil árvores de 100 espécies nativas – equivalente a 450 campos de futebol -, beneficiando 891 pessoas em 41 cidades, reflorestando mais 326 hectares nas bacias do rio São Francisco.

“Trata-se de um projeto pioneiro na região e a parceria com a Accor contribuiu para chegar no resultado que temos hoje. Esperamos atingir números maiores, promovendo a recuperação do meio ambiente e conscientizando cada vez mais pessoas para a causa”, destaca Neuza Galvão, presidente da Nordesta.

Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul (Crédito: arquivo DT)

No Peru, a ação ocorre desde 2013 no Alto de Hayabamba, na Amazônia peruana, em parceria com a ACOPAGRO, cooperativa membro da Fundação Amazônia Viva. Na região, os resultados acumulam a marca de mais de 30 mil árvores plantadas (equivalente a aproximadamente 50 campos de futebol), beneficiando mais 25 mil pessoas.

“As áreas escolhidas para plantios no Brasil e Peru são estratégicas porque possuem nascentes dos dois rios mais importantes na América do Sul. O plantio de árvores estimula a maior produção de água no Rio Amazonas e no Rio São Francisco”, analisa Antonietta.

O Plant for the Planet faz parte da estratégia global de desenvolvimento sustentável da Accor, que envolve stakeholders por meio de mudanças de comportamento e consumo consciente. A cada ano, uma grande iniciativa é apoiada para desenvolver modelos alternativos e responsáveis de conscientização sustentável.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Jornalista de Porto Alegre faz um balanço do turismo Riograndense

Porto Alegre recebeu nos meses de janeiro e fevereiro deste ano uma média de 700 estrangeiros por dia, que vinham à cidade fazer negócios,...

Michael Thamm e Mario Zanetti são os novos CEO e CCO da Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros anunciou nesta quinta-feira (9) uma nova estrutura organizacional como parte dos esforços da Carnival Corporation para aprimorar as operações antes da...

Emirates retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (9) que retomará voos para São Paulo a partir de 2 de agosto. Outros cinco destinos serão adicionado à...

Diretor geral dos Hotéis-Escola Senac SP: “só reabriremos com segurança total”

"Seguir como sempre priorizando o bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores,  adotando uma abordagem prudente para retomada das nossas atividades com total segurança". Assim,...

Costa Cruzeiros anuncia novo protocolo de segurança e higiene a bordo

A Costa Cruzeiros anunciou nesta semana os novos procedimentos operacionais para fortalecer ainda mais as medidas de precaução em sua frota, a fim de...

Mais enólogos, mais sommeliers e menos blá-blá-blá

por Werner Schumacher* Mais enólogos! Mais sommeliers! Muito resumidamente, podemos dizer que estes dois profissionais estão no front. O Enólogo, em contato direto com o...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias