Aéreas Chinesas encomendam quase 300 jatos à Airbus

Continua depois da publicidade

As três maiores companhias aéreas estatais da China anunciaram planos nesta sexta-feira (1º) para encomendar um total de quase 300 aviões da Airbus, a maior encomenda de jatos por empresas aéreas do país desde o começo da pandemia.

Air China e China Southern Airlines afirmaram que vão comprar cada uma 96 aviões da família A320neo, avaliados em 12,2 bilhões de dólares, segundo preços de tabela das aeronaves. A China Eastern Airlines comprará 100 unidades do mesmo tipo, avaliadas em 12,8 bilhões de dólares.
Grandes companhias aéreas normalmente recebem grandes descontos sobre os preços de tabela quando fazem encomendas elevadas e a China Eastern disse que os descontos foram ainda maiores que o normal.
As entregas vão ocorrer entre 2023 e 2027, com a maior parte delas acontecendo em 2024. A Air China disse que a encomenda representa um aumento de 10,4% na capacidade e a China Southern informou que o incremento será de 13%.
A Airbus afirmou que as encomendas demonstram o momento de recuperação e perspectiva otimista para o mercado de aviação da China.

A indústria de aviação da China, que foi duramente atingida depois de medidas de isolamento social em Xangai em abril, tem gradualmente se recuperado nas últimas semanas.

As compras foram anunciadas depois que um Boeing 737-800 da China Eastern caiu em março matando 132 pessoas a bordo, no pior desastre aéreo ocorrido na China em 28 anos.

Veja também as mais lidas do DT

O 737 MAX, modelo mais popular da Boeing, ainda não retomou voos comerciais na China, apesar de companhias aéreas estarem fazendo testes de voo depois que autoridades chinesas retiraram uma proibição de operação da aeronave no final do ano passado.

A China também está no processo de certificar o jato em desenvolvimento no país C919, algo que deve ocorrer até o final deste ano. (EDIÇÃO DO DT com agências)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade