As informações foram divulgadas em documento dos Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional, em parceria com Sindetur e Ipeturis
DA REDAÇÃO* –
Segundo informações divulgadas no estudo Desempenho do Agenciamento Turístico Nacional na Crise Econômica Brasileira 2014-2017, feito pela Ipeturis – Instituto de Pesquisa, Estudos e Capacitação em Turismo, na última terça-feira (12), um dado que se destaca é o canal de divulgação utilizado pelas agências de viagem para divulgarem suas marcas e produtos. De acordo com o estudo, as agências de viagens procuraram mídias sociais como ferramenta principal no momento de divulgar sua empresa.
No retrospecto retratado, de 2014 à 2017, o Facebook é a forma mais utilizada pelas agências como meio de divulgação, simbolizando 72% das companhias. Entre outras, respectivamente, aparecem o site (64%), o e-mail marketing (46%), o Whatsapp (45%) e o Instagram (45%).
Meios tradicionais como folhetos impressos, feiras comercias, mídias impressas e promotores de vendas não aparecem tanto nessa situação, deixando de lado o relacionamento face to face, por exemplo, retratado como uma prática necessária e útil no turismo.
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O Youtube ainda é pouco utilizado no setor, com apenas 5% de indicações.
A amostra foi composta por 916 empresas, localizadas em 231 cidades, dos 26 Estados e do Distrito Federal. Para o estudo foram contempladas as Microempresas, com até 9 colaboradores, que são a maioria do Agenciamento Turístico do Brasil (94,6%).