Airbnb às antigas já é praticado durante festa religiosa em Trindade (GO)

RETRÔ 2018 – Publicado dia 29 de junho

Festa religiosa atrai este ano 3 milhões de pessoas para a cidade de Goiás

por Paulo Atzingen (De Trindade – GO)*

É bem provável que boa parte dos romeiros que chega a Trindade nestes dias em que se comemora a tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno nunca tenha ouvido falar em airbnb, a mais moderna forma de compartilhamento de hospedagem do mundo, no entanto boa parte desses caminhantes da fé, já deve ter utilizado esse serviço sem saber.

É o que deu para concluir na conversa com Fernando Carlos Pereira, hoteleiro e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Trindade, cidade a 18 quilômetros da capital Goiânia. A cidade deve receber entre 22 de junho a 2 de julho, segundo estimativas da Polícia Militar do Estado de Goiás, 3 milhões de pessoas.

“Grande parte de nossos romeiros ficam hospedados  em casa de amigos, parentes, outros no entanto, famílias inteiras até, alugam casas pelo período de 10 dias. Minha família mesmo já fez e faz isso. Alugamos a casa com tudo dentro”, afirma Fernando Pereira ao DIÁRIO.

Guardadas as semelhanças, é evidente que os alugueis das casas são realizados sem o uso das modernas plataformas tecnológicas, no entanto é um negócio muito corriqueiro na cidade, como também o aluguel de quintais para os romeiros acamparem.

“O perfil do visitante de 15 anos para cá mudou muito. Antes vinham apenas para participar das festas, das missas, das novenas. Agora a coisa mudou. As casas viraram pousadas, as pousadas viraram hotéis e o turismo aos poucos se profissionaliza e se estrutura”, emenda Pereira.

Fernando Pereira é o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Trindade (Crédito: DT)

Day Use

Trindade já foi cidade dormitório de Goiânia, passou por um rápido desenvolvimento resultado de um discreto polo de confecções, mas hoje o forte de sua economia é o turismo religioso. “No período da festa do Divino Pai Eterno muitos turistas fazem roteiros integrados com Caldas Novas, que fica a 196 quilômetros de Trindade, outros com Goiás Velho (antiga capital de Goiás), que fica a 140 quilômetros.  Dormem aqui e vão aos balneários e resorts de Caldas Novas em sistema day use”, afirmou.

Casa típica do interior de Goiás usada atualmente para abrigar romeiros (Crédito: DT)

Números da cidade

Como presidente do Comtur, Fernando Pereira nos disponibilizou uma pesquisa inédita elaborada pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo de Goiás  – realizada neste mês de junho, uma semana antes da festa religiosa. “São 98 hotéis e pousadas, 6.800 leitos e 2.100 quartos, ou seja, estamos com um número bom, no entanto, a demanda nesse período supera a oferta”, disse o empresário, que também é hoteleiro.

98 hotéis e pousadas. Demanda nesse período supera a oferta (Crédito: DT)

Fidelidade

Ao final da entrevista, Fernando nos leva ao quintal de sua pousada e mostra o acampamento de romeiros. “Eles vêm de Petrolina (Goiás), Anápolis e Ouro Verde. É o quarto ano que acampam aqui”, afirma Pereira ao DIÁRIO. São romeiros que se tornaram fiéis à Trindade, ao Pai Eterno e também a Fernando que é proprietário da Pousada Recanto do Pai.

Romeiros acampados que se tornaram fiéis ao espaço alugado (Crédito DT)

 

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Trindade (GO) convidado pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe)

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Porto de Galinhas faz mutirão de postagens “Meu Destino é Porto de Galinhas”

"Quando tudo isso passar, meu destino é #PortodeGalinhas" REDAÇÃO DO DIÁRIO Em uma ação coordenada entre os hoteleiros e o outros diversos segmentos do turismo receptivo...

Califórnia fecha bares e restaurantes na maior parte do Estado para deter Covid-19

SACRAMENTO, Califórnia (Reuters) - Salões internos de restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos serão proibidos de funcionar na maior parte da Califórnia por pelo menos...

Imbróglio: Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, pode fechar

O novo aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, foi construído pela iniciativa privada a partir de 2011, começou a operar em 2014...

O “assédio moral corporativo” e o novo normal

por Gervasio Tanabe* É chover no molhado comentar sobre os efeitos que a pandemia provoca no ecossistema do Turismo, o setor mais atingido em toda...

WTTC reconhece o Rio Grande do Norte com o selo Travel Safety Stamp (Viagem Segura)

A Empresa Potiguar de Promoção Turística – EMPROTUR anunciou na tarde desta quarta-feira (1º) que obteve o reconhecimento do WTTC - Conselho Mundial de...

Agência de turismo cria tours virtuais e agita o marasmo da pandemia

Nem só de expectativas de aprovação de Lei, apoio governamental ou cestas básicas arrecadadas em drive-thru vivem as agências e guias de turismo. A...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias