Airbnb às antigas já é praticado durante festa religiosa em Trindade (GO)

Continua depois da publicidade

RETRÔ 2018 – Publicado dia 29 de junho

Festa religiosa atrai este ano 3 milhões de pessoas para a cidade de Goiás

por Paulo Atzingen (De Trindade – GO)*

É bem provável que boa parte dos romeiros que chega a Trindade nestes dias em que se comemora a tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno nunca tenha ouvido falar em airbnb, a mais moderna forma de compartilhamento de hospedagem do mundo, no entanto boa parte desses caminhantes da fé, já deve ter utilizado esse serviço sem saber.

É o que deu para concluir na conversa com Fernando Carlos Pereira, hoteleiro e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Trindade, cidade a 18 quilômetros da capital Goiânia. A cidade deve receber entre 22 de junho a 2 de julho, segundo estimativas da Polícia Militar do Estado de Goiás, 3 milhões de pessoas.

Veja também as mais lidas do DT

“Grande parte de nossos romeiros ficam hospedados  em casa de amigos, parentes, outros no entanto, famílias inteiras até, alugam casas pelo período de 10 dias. Minha família mesmo já fez e faz isso. Alugamos a casa com tudo dentro”, afirma Fernando Pereira ao DIÁRIO.

Guardadas as semelhanças, é evidente que os alugueis das casas são realizados sem o uso das modernas plataformas tecnológicas, no entanto é um negócio muito corriqueiro na cidade, como também o aluguel de quintais para os romeiros acamparem.

“O perfil do visitante de 15 anos para cá mudou muito. Antes vinham apenas para participar das festas, das missas, das novenas. Agora a coisa mudou. As casas viraram pousadas, as pousadas viraram hotéis e o turismo aos poucos se profissionaliza e se estrutura”, emenda Pereira.

Fernando Pereira é o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Trindade (Crédito: DT)

Day Use

Trindade já foi cidade dormitório de Goiânia, passou por um rápido desenvolvimento resultado de um discreto polo de confecções, mas hoje o forte de sua economia é o turismo religioso. “No período da festa do Divino Pai Eterno muitos turistas fazem roteiros integrados com Caldas Novas, que fica a 196 quilômetros de Trindade, outros com Goiás Velho (antiga capital de Goiás), que fica a 140 quilômetros.  Dormem aqui e vão aos balneários e resorts de Caldas Novas em sistema day use”, afirmou.

Casa típica do interior de Goiás usada atualmente para abrigar romeiros (Crédito: DT)

Números da cidade

Como presidente do Comtur, Fernando Pereira nos disponibilizou uma pesquisa inédita elaborada pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo de Goiás  – realizada neste mês de junho, uma semana antes da festa religiosa. “São 98 hotéis e pousadas, 6.800 leitos e 2.100 quartos, ou seja, estamos com um número bom, no entanto, a demanda nesse período supera a oferta”, disse o empresário, que também é hoteleiro.

98 hotéis e pousadas. Demanda nesse período supera a oferta (Crédito: DT)

Fidelidade

Ao final da entrevista, Fernando nos leva ao quintal de sua pousada e mostra o acampamento de romeiros. “Eles vêm de Petrolina (Goiás), Anápolis e Ouro Verde. É o quarto ano que acampam aqui”, afirma Pereira ao DIÁRIO. São romeiros que se tornaram fiéis à Trindade, ao Pai Eterno e também a Fernando que é proprietário da Pousada Recanto do Pai.

Romeiros acampados que se tornaram fiéis ao espaço alugado (Crédito DT)

 

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Trindade (GO) convidado pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade