“Além do Publipost: Como trabalhar com ações especiais com influenciadores”, foi tema de painel no Travel Forward, na 7ª WTM Latin America

No último dia da 7ª WTM Latin America, blogueiros de viagens se reúnem para debater a melhor utilização de ferramentas e os cases de sucesso do segmento

Por Hugo Okada

No terceiro e último dia da 7ª WTM Latin America, Natália Becattini, blogueira do 360meridianos e presidente da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem; acompanhada de Fernanda Castelo Branco, blogueira do Vontade de Viajar e diretora da mesma associação, ministraram o painel “Além do Publipost: Como trabalhar com ações especiais com influenciadores”, dentro do espaço Travel Forward, trazido pela primeira vez ao evento seguindo os moldes da edição londrina.

Além de dicas pontuais para os blogueiros que lotaram o Travel Forward Theatre, as duas especialistas falaram sobre a relevância dos blogs de viagens dentro do mercado turístico. “Viemos falar sobre os blogs e sua relação com as marcas da indústria do turismo e como eles podem colaborar na criação de conteúdo e estratégias de Marketing a quatro mãos que sejam de utilidade não só para as empresas como também para os leitores, consumidores de produtos e serviços”, explicou Natália.

A ABBV é uma entidade de classe, primeira da categoria e representante de 120 blogs de viagens do Brasil e também alguns blogueiros brasileiros que residem em outros países do mundo. A associação busca a integração e o desenvolvimento profissional do diálogo com empresas e entidades do setor de turismo e de conteúdo digital visando o progresso do mercado dos blogs de viagem.

“O Brasil tem um cenário interessante atualmente quando se fala de viagens e internet. Hoje, 35% da população é formada por viajantes habituais e 13% são viajantes aéreos. Esses números não mudaram muito nos últimos três anos. Isso significa que são os mesmos brasileiros que continuam viajando. Enquanto isso, o número de buscas no Google sobre turismo aumenta a cada ano. Foram mais de um bilhão de pesquisas sobre o tema em 2018. Esses viajantes estão cada vez mais exigentes e experientes em relação ao conteúdo que eles encontram no processo de decisão pelo melhor roteiro”, afirmou a presidente da ABBV.

De acordo com Natália, as pesquisas de dúvida, segundo dados do próprio Google, crescem três vezes mais ao ano do que as pesquisas de intenção de compra. Isso significa que o consumidor está pesquisando mais, ponderando mais e comparando, buscando mais informação antes de finalizar a sua compra.

Recomendação do Google

Com base nesses índices, o Google e o YouTube passaram a recomendar que as marcas trabalhem em parceria com os criadores de conteúdo. “No fim das contas, essas pesquisas são atendidas por blogs e canais de informação e não por canais de vendas. Como as marcas dificilmente conseguem investir na produção de conteúdo no volume da demanda, foi sugerido às marcas que firmassem parcerias com os criadores de conteúdo, de forma que o produto e o serviço delas esteja presente no momento em que o consumidor esteja se informando sobre determinada categoria e determinado serviço”, explicou Natália.

É nesse momento, segundo a blogueira, que entra o Marketing com influenciadores digitais. “Tem se falado muito sobre isso em todos os segmentos e o número de pesquisas sobre o termo influenciadores digitais tem crescido muito nos últimos três anos. Será que isso é moda? Será que vai passar? Na verdade não tem muito mistério, as marcas querem estar onde o público está”, ponderou a blogueira, ressaltando a importância do blog como veículo para a divulgação dessas empresas.

Três fatores essenciais

“O Brasil é um dos países que está no top 3 quando se fala em uso das redes sociais. Temos um público que é heavy user de todas as redes. Esse é o primeiro fator. O segundo é que o conteúdo é criado de forma nativa, sempre levando em conta a linguagem e o comportamento de consumo do público naquela plataforma. Isso ajuda a contornar algumas tendências como os adblockers e o fenêmeno denominado banner blindness, que não necessariamente a pessoa usou um app ou extensão do navegador para bloquear o anúncio mas sim passou a ignorá-lo. Nosso olho já sabe o que é um banner e já ignoramos aquilo e focamos no conteúdo que queremos consumir. A terceira coisa é a criação de uma conexão com a marca pelo diálogo que se forma naquela comunidade, entre as pessoas que seguem aquele conteúdo. Conversas se formam nos comentários”, ensinou Natália.

Mídia desejada

“Anúncios são ignorados porque são considerados mídia invasiva, que é quando ela interrompe o seu momento de entretenimento e informação para oferecer algo diferente. Quando falamos de mídia desejada é quando essa mensagem se torna o próprio conteúdo a ser consumido”, prosseguiu a blogueira. “Isso é interessante porque você passa a ter outra relação com o público. É só a gente pensar que quando escutamos o Spotify ou assistindo o YouTube, deixar de ter publicidade é o maior argumento de vendas deles para obter mais assinaturas. A chave então é começar a usar o conceito de mensagem dentro daquele conteúdo que a pessoa já tinha interesse em consumir”, finalizou.

A seguir as duas especialistas responderam as dúvidas da platéia, na sua maioria formada por influenciadores digitais e blogueiros. O Travel Forward trouxe para a WTM Latin America, diversos conteúdos relacionados à novas tendências e tecnologia, sendo um dos espaços estreantes mais visitados na edição 2019 do evento.

A 7ª WTM Latin America encerra a sua programação logo mais, às 18h no Expo Center Norte, em São Paulo.

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