ANAC revela: em 2022, mais de 82,2 milhões de passageiros voaram pelo país

Continua depois da publicidade

O número que a ANAC revela a recuperação do setor aéreo, que tem forte potencial para crescimento a partir da redução no preço das passagens, defendida pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro

Em 2022, o setor aéreo movimentou mais de 82,2 milhões de passageiros dentro do Brasil. Esse dado foi revelado no mais recente levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Além disso, o número é o melhor já registrado desde 2020, ano de início da pandemia, e representa um aumento de 31,4% em relação ao total de 2021.

Inclusive, apenas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, cerca de 34,4 milhões de passageiros passaram pelo terminal. Já em Brasília, capital do país, o fluxo foi de 13,4 milhões. Assim, colocando o aeroporto como o 3° mais movimentado do Brasil.
 
Sobre esse fluxo aéreo, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirmou que trabalhará para que este número seja ainda maior em 2023.

“Desde o início da minha gestão, tenho me empenhado em buscar solucionar o alto preço das passagens aéreas para fazer com que mais brasileiros voem pelo Brasil e, consequentemente, aproveitem os nossos incríveis destinos turísticos”, destacou a Ministra.

ANAC revela que fluxo nos aeroportos do Brasil aumentou em 2022

Também, o volume total de passageiros de 2022 atingiu 86,5% do total registrado no ano de 2019, período pré-pandemia. Vale lembrar que, em 2019, mais de 95 milhões de pessoas voaram pelo país.

Além disso, alguns aeroportos, como o Santos Dumont, no Rio de Janeiro; o de Maceió (AL); e o de Recife (PE); superaram os índices pré-pandemia. Dentre esses, os destaques são para o terminal carioca e o alagoano, que registraram alta de 11,8% e 8,13%, respectivamente, na movimentação do último ano.
 
Ainda a ANAC, somente no mês de dezembro, contabilizou a movimentação de quase 7,7 milhões de passageiros. É importante dizer que o índice foi o melhor do ano, superando o mês de julho, que havia registrado 7,65 milhões de passageiros.

Por fim, estimativas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) indicam um crescimento de 12,6% no número de novos voos para a temporada de verão. Dessa forma, para o período, o País deve contar, ao todo, com 163,3 mil voos a mais para o período.

Veja também as mais lidas do DT

Ainda, entre as regiões que mais devem recebê-los estão: o Sudeste, com 83,8 mil, o Nordeste, com 29,1 mil; e o Centro-Oeste, com 22,6 mil.

Para saber mais, acesse o site oficial da Agência.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade