Anac: Tráfego aéreo de passageiros cresce 3,2% no Brasil em 2017

O tráfego na aviação doméstica brasileira medido em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em Inglês) cresceu 5,7% em dO tráfego na aviação doméstica brasileira medido em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em Inglês) cresceu 5,7% em dezembro do ano passado sobre igual mês de 2016, fechando o ano com variação positiva de 3,2% em relação ao exercício anterior, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em termos de capacidade, apurada em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), a aviação doméstica brasileira teve crescimento de 3,2% em dezembro e de 1,4% no acumulado do ano. Em 2016, a demanda medida em RPK havia recuado 5,7% e a oferta em ASK, diminuído em 5,9%.

A taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves nos voos domésticos em dezembro foi de 83,2%, o que representou alta de 2,4 pontos percentuais frente ao mesmo mês do ano anterior. O indicador alcançou o maior nível para dezembro na série histórica iniciada em 2000.

Segundo a Anac, as empresas aéreas brasileiras transportaram, em voos domésticos e internacionais, um total de 98,98 milhões de passageiros pagos em 2017. O número representa uma elevação de 2,93% em relação aos 96,16 milhões de passageiros pagos que usaram o transporte aéreo em 2016.

Internacional

As companhias aéreas brasileiras registraram no acumulado de 2017 crescimento de 12%, em comparação com igual período de 2016, na demanda internacional em termos de RPK (passageiros-quilômetros transportados). No período, a oferta avançou 10,6% em ASK (assentos-quilômetros ofertados), segundo a Anac.

Em dezembro, o indicador de demanda apresentou aumento de 10,5%, sendo o 15º mês consecutivo de alta, enquanto a oferta cresceu 11,7%, o 14º aumento seguido. No mês, foram transportados 776 mil passageiros pagos em voos internacionais por empresas brasileiras, maior nível para o período na série histórica iniciada em 2000.

Na participação do mercado internacional entre as empresas aéreas brasileiras, a Latam alcançou 67% do RPK para o mês de dezembro de 2017, tendo registrado baixa de 5,8% em sua demanda.

A Azul obteve 15,9% de participação e 61,1% de crescimento no RPK em comparação ao mesmo mês de 2016, enquanto a Gol alcançou a fatia de 11,2% (com aumento de 19,5 no RPK).

A Avianca foi a quarta empresa aérea nesse mercado, passando de uma participação praticamente nula até maio de 2017 para 5,9% da demanda internacional de passageiros em dezembro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Principais pontos do novo programa de manutenção do emprego e da renda

Por Priscila Lago* e Marcelo Vianna**Em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (1), o Governo Federal editou a Medida Provisória n. 936 criando...

Air Canada atualiza isenta multas por alteração e remarcação de voos

A Air Canada divulgou nesta quinta-feira (2) a atualização do processo de remarcação (dispensando multas) para reservas novas e já existentes feitas por clientes...

Bourbon Atibaia Resort doa produtos e alimentos à associações e entidades sociais

Com objetivos bem claros de contribuir com a sociedade diante da pandemia global que alcançou nosso país, o Bourbon Atibaia Resort sensível à situação...

Delta Airlines ajuda a manter cadeia de suprimentos médicos entre EUA e China

À medida que a demanda por suprimentos médicos continua a crescer nos Estados Unidos, as linhas de suprimentos vitais estão recebendo um novo impulso...

EUA avaliam cancelar voos domésticos para cidades afetadas pelo Covid-19

O presidente Donald Trump disse que está considerando um plano para interromper voos para locais nos Estados Unidos mais afetados pelo coronavírus, em uma...

Colapso na saúde, desemprego e recessão são as três maiores preocupações do brasileiro

Estudo realizado pela Demanda Pesquisa monitora o impacto das medidas de combate à pandemia na rotina do brasileiro EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Entre os dias...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias