Anac vai reforçar fiscalização nos aeroportos durante o carnaval

Continua depois da publicidade

Em torno de 120 funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre inspetores de aviação civil e técnicos, vão reforçar a fiscalização e o atendimento a passageiros nos principais aeroportos, a partir de quarta-feira (11). A ação faz parte da Operação Carnaval, que visa a intensificar a atuação da agência até o dia 20 de fevereiro.

Segundo a Anac, neste período estão previstos 1,2 mil voos extras. Os aeroportos de Brasília, de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) terão fiscalização em tempo integral. Os aeroportos Santos Dumont (RJ), Congonhas e Viracopos (SP), e os de Salvador e Recife terão aumento de inspetores nos dias e horários de maior movimento.

O foco da fiscalização é o cumprimento, pelas companhias aéreas, de uma resolução da Anac na qual constam os principais direitos dos passageiros.

Veja também as mais lidas do DT

A Anac esclarece que é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo, e o motivo. A companhia deve oferecer formas de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a uma hora, alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem para atrasos superiores a quatro horas.

A Anac orienta o passageiro a procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos, caso se sinta prejudicado. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à agência, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

O consumidor pode reclamar à Anac pela internet, pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona ininterruptamente, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos núcleos regionais de Aviação Civil, nos principais aeroportos do país. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade