Ano Novo Chinês movimenta turismo e gera expectativa de quase 3 milhões de viagens por todo o país

O aeroporto de Shenzhen, por exemplo, calcula receber mais de 5,43 milhões de pessoas durante o período

por Rodrigo Luis*
O Ano Novo Chinês, que é comemorado nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, está movimentando o turismo por todo o país. Tanto é que, nos 42 dias da Festa da Primavera, estão estimadas cerca de 2,98 bilhões de viagens pelo terrítório chinês, o que coloca grande pressão sobre o sistema de transporte local.
O aeroporto de Shenzhen, por exemplo, calcula receber mais de 5,43 milhões de pessoas durante o período, com o fluxo diário de passageiros atingindo 150 mil nas datas de pico: de 8 a 14 de fevereiro e de 21 a 25 de fevereiro.
Já as estações de trens nos distritos de Luohu e Longgang esperam receber 3,21 milhões de passageiros, número 6,95% maior em relação ao ano passado. Vale lembrar que a rede ferroviária da China atingiu 127 mil quilômetros no final de 2017, incluindo 25 mil quilômetros para trens de alta velocidade. No ano passado, iniciou-se a construção de 3.038 km de novas pistas ferroviárias, o que deverá reduzir ainda mais a pressão sobre o transporte no futuro.
Este será o ano 4716 do calendário chinês, que representa o Ano do Cachorro. De acordo com a tradição chinesa, a comemoração é muito festiva com danças típicas, desfile do dragão e do leão, shows de músicas, além das artes marciais, feng shui e gastronomia.
*Rodrigo Luis é sócio-diretor da Winpoint Technology e mora em Shenzhen, na China, desde 2009

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial