As dunas alaranjadas do Jalapão – por Eduardo Andreassi

Continua depois da publicidade

Ocupando uma área de 34 mil km² no Estado de Tocantins, a unidade de conservação ambiental do Jalapão oferece aos turistas banhos de cachoeira, passeios em dunas, esportes radicais, a sensação de não poder afundar dentro de um oásis, trilhas e até descanso em uma praia de água doce.

O Jalapão envolve sete municípios, sendo eles Mateiros, Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins. Com temperatura média anual de 30ºC, um banho de cachoeira surge como uma opção para o visitante se refrescar.
A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com duas quedas de mais de 20 metros de altura. Depois de aproveitar suas águas, o turista pode criar coragem para caminhar durante cerca de uma hora para descansar na Prainha da Cachoeira da Velha, na qual é permitido acampar, por exemplo.
Para chegar ao Jalapão, deve-se primeiro chegar à capital tocantinense, Palmas. De lá, são 64 km pela TO-050 até a cidade de Porto Nacional, mais 116 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins, que é chamada de “entrada do Jalapão”. Também pode-se sair de Palmas pela TO-020, e seguir 128 km para novo Acordo, ou seguir pela TO-030, por 100 km, até Santa Tereza do Tocantins. É recomendado viagem utilizando veículos com tração 4×4.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade