Aviação sustentável: Air France-KLM assume compromissos e dá passo decisivo

Continua depois da publicidade

Ser protagonista de uma aviação mais sustentável é um dos grandes objetivos da Air France-KLM. O Grupo acaba de assumir compromissos e dar um passo importante em direção a essa meta.

Líder no uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), a empresa mantém voos regulares ligando Paris e Amsterdam a Fortaleza e vice-versa.

Garantindo que tornará o setor da aviação mais sustentável, a corporação assinou o primeiro conjunto de acordos de longo prazo. Esses contratos visam fornecer o SAF necessário para suas companhias aéreas nos próximos anos.

Veja também as mais lidas do DT

Tais documentos firmam a garantia do fornecimento de um volume total de 1,6 milhão de toneladas de combustível sustentável de aviação entre 2023 e 2036. Isso evitará a emissão de 4,7 milhões de toneladas de CO2 em seu ciclo completo em comparação com combustíveis fósseis.

De acordo com a Air France-KLM, seus primeiros parceiros nesse engajamento são: a Neste, fornecendo 1 milhão de toneladas no período de 2023 a 2030, e DG Fuels, fornecendo 600 mil toneladas no período de 2027 a 2036.

Discussões de parceria estão em andamento para incluir novos fornecedores, com o objetivo de estabelecer uma rede diversificada capaz de atender as necessidades de abastecimento no mundo todo.

Totalmente comprometido em reduzir seu impacto ambiental, o Grupo Air France-KLM quer reduzir as emissões de CO2 por passageiro/km em 30% até 2030, em comparação com 2019 -uma meta que foi submetida à SBTi. A trajetória de descarbonização conta com a incorporação de 10% de SAF até 2030, junto à renovação de frota e técnicas de eco-pilotagem.

Esses contratos representam um primeiro passo do grupo em direção à meta de 10% de incorporação de SAF até 2030 e irão cobrir aproximadamente 3% dos 10% necessários.

Esforços da Air France-KLM

Ao comprometer-se com a compra de combustível a longo prazo agora, a Air France-KLM apoia o desenvolvimento da indústria de produção de SAF, que ainda está no início no mundo inteiro.

Em 2021, a produção de SAF representou 0,01% do combustível de aviação consumido no mundo), resultando em preços de três a quatro vezes maiores em comparação com o querosene tradicional.

Ao aumentar o uso e a demanda, a Air France-KLM visa a cumprir seu papel aumentando a escala da produção comercial de SAF para uma maior adesão em 2030.

Estes acordos de compra significativos feitos pela Air France-KLM são fundamentais para os compromissos de descarbonização do grupo.

Outros acordos importantes ambientais farão toda a diferença nos próximos anos. Como por exemplo: novos contratos de SAF, pesquisa e desenvolvimento de combustíveis sintéticos ou hidrogênio, Captura e Armazenamento Direto de Carbono do Ar (DACCS), entre outros.

Fonte: Diário do Nordeste com edição do DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade