HomeEconomia do turismoBrasileiros cancelam viagens para reduzir poluição do ar, aponta...

Brasileiros cancelam viagens para reduzir poluição do ar, aponta estudo da Criteo

Os brasileiros estão entre os viajantes mais conscientes do mundo. É o que revela uma pesquisa da Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), plataforma de anúncios para a Internet aberta. Segundo o levantamento, que buscou entender os motivos pelos quais as pessoas cancelaram suas viagens nos últimos seis meses, 16% dos brasileiros o fizeram com o intuito de reduzir suas “pegadas de carbono”, ou seja, diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

De acordo com o estudo, a Alemanha tem os viajantes mais preocupados com sustentabilidade (22%). Em seguida vem a França (18%), Estados Unidos (18%), Espanha (17%) e Reino Unido (17%).  O Brasil aparece empatado com a Austrália na quarta posição, ambos com 16%.

No que diz respeito ao perfil, a pesquisa revela que a maior parte dos “viajantes ecológicos” são jovens. A Geração Z (nascidos entre 1994 e 2002) e os Millenials (década de 1980 e início dos anos 1990) representam 62% desse público. A Geração X (décadas de 1960 e 1970) e faixas etárias mais elevadas correspondem a 38%. Outra curiosidade é a predileção pelos trens para locomoção. Enquanto apenas 56% dos viajantes comuns preferem as ferrovias, 82% dos “viajantes ecológicos” optam por esse meio de transporte.

Green Travel, ou Viagem Verde, é um movimento que vem ganhando força globalmente com o objetivo de propagar práticas mais responsáveis de viagem, com atenção à sustentabilidade ambiental, social e econômica. Entre as iniciativas praticadas pelos “viajantes verdes” está a redução das emissões de carbono, com o incentivo ao uso de transporte público no solo e a compensação da emissão de gases do voo. Cuidados com lixo e reciclagem de resíduos, além da opção por estabelecimentos e marcas com posicionamento sustentável, também são algumas das medidas adotadas.

Metodologia 

Para entender o comportamento dos viajantes, a Criteo analisou mais de 13 mil pessoas, de diferentes países, que cancelaram suas viagens nos últimos seis meses.

Para mais informações, visite www.criteo.com.

Mais Lidas