Aumenta número de brasileiros deportados dos EUA em 2017

Continua depois da publicidade

No primeiro ano do governo Trump, 29% a mais de brasileiros foram deportados dos Estados Unidos

REDAÇÃO com agências –

Prestes a completar um ano, o governo Trump já aumentou em 29% o número de brasileiros deportados dos EUA, segundo dados oficiais do US Department of Homeland Security. Foram 1.095 deportados em 2016 e 1.413 em 2017.

De acordo com Leonardo Freitas, sócio-fundador da Hayman-Woodward, escritório de advocacia especializado na emigração e imigração de pessoas físicas e jurídicas, um dos motivos para o aumento do número de brasileiros deportados é a entrada nos EUA com visto errado em relação à atividade exercida. Mas há outras causas.

Irregularidade

“Outra situação recorrente é a de brasileiros que vieram para os EUA com visto de turista, para escaparem da crise do país, mas estouraram o prazo de permanência. Normalmente, são encontrados em blitz de rotina nas cidades e condados onde moram ou trabalham e são encaminhados para os órgãos competentes na área de imigração”, afirma.

Veja também as mais lidas do DT

Ainda assim, Freitas aponta que a procura por quem quer deixar o Brasil aumentou 70% de 2016 para 2017, sendo que os Estados Unidos lideram a lista de países mais procurados por brasileiros com interesses em planos imigratórios.

‘Vista Grossa’

Segundo relatório divulgado em dezembro pela Human Rights Watch, durante os sete primeiros meses da presidência de Trump, o número de imigrantes detidos no interior e não nas fronteiras dos EUA aumentou 43% em comparação com o mesmo período em 2016.

As detenções de imigrantes sem antecedentes criminais quase triplicaram.

Consequências

  • Caso tenha ficado no país ilegalmente por período maior do que 6 meses, a pessoa ficará sujeita a impedimento de retorno aos EUA por 3 anos.
  • Caso tenha ficado no país ilegalmente por período maior do que 1 ano, estará sujeita a ficar impedida de voltar por 10 anos.
  • Mesmo após expirado o prazo da punição, uma autorização para retorno não ocorre de forma automática. Um novo visto e uma possível autorização de entrada no país legalmente será analisada nos consulados onde o novo visto for solicitado e passará pelo crivo das autoridades de imigração.

Processo de deportação

  • Antes de ser iniciado um processo de deportação, a pessoa que está ilegal terá de ter infringido a lei, ou seja, violado a Lei de Imigração seja entrando de forma ilegal nos Estados Unidos ou mesmo entrando de forma legal, mas permanecido no país após o fim do visto ou do prazo determinado inicialmente pelo agente de imigração no porto de entrada, por exemplo;
  • Importante destacar que deportar um imigrante que está de forma ilegal nos Estados Unidos pode envolver um processo judicial e esse processo pode durar alguns meses;
  • A deportação propriamente resulta de vários procedimentos: em geral a polícia local, que atua nas cidades e condados, detém uma pessoa por ter praticado qualquer tipo de delito, faz a identificação e checa seu status no país. Se for um imigrante e ficar comprovado que está em condição illegal nos EUA, as autoridades de imigração serão contatadas;
  • Formalmente, um processo para solicitar a deportação de uma pessoa que está ilegal no país tem início quando um tribunal de imigração recebe o caso. Se o tribunal constatar que a pessoa infringiu a Lei de Imigração, pode autorizar a deportação dessa pessoa para o seu país de origem.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade