Búzios, no estado do Rio de Janeiro, em função do aumento de contágio do coronavírus, aumentou suas medidas de proteção com a publicação do Decreto Municipal Nº 1.533 de 8 de dezembro de 2020, (Boletim Oficial 1.147) , mantendo o estado de Emergência.
Agências Regionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O decreto impõe uma redução na ocupação tanto dos hotéis, comércio e meios de transportes. No caso do setor hoteleiro, a exigência é que os meios de hospedagem podem ocupar em apenas 50% da sua taxa de ocupação, nos dias úteis, e 70% nos sábados, domingos e feriados. A capacidade dos veículos de transporte foi reduzida a 50%.
Veja também as mais lidas do DT
Integrantes da Liga de Guias de Turismo Independentes de Búzios – LIGUIA/Búzios participaram de reunião com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi. Na oportunidade foi informado que por exigência do Ministério Público, a Prefeitura de Búzios assinou TAC (Termo de Adequação de Conduta) com as medidas necessárias para o enfrentamento ao Covid-19, que devem ser respeitadas enquanto não diminuam os níveis de contaminação na região.
Porém, no período em que a LIGUIA/Búzios ocupou as instalações do Pórtico da cidade, os guias associados relataram o não cumprimento do Decreto Nº 1.533 ao avistarem veículos com 90 % a 100% da capacidade passando pelas barreiras sanitárias montadas no município. A coordenação da LIGUIA/Búzios ressalta que “os guias de turismo foram muito afetados pela pandemia, com previsão de lento retorno às atividades de guiamento, mas a saúde vem em primeiro lugar. Por isso a fiscalização pelos agentes responsáveis é fundamental”.
Por iniciativa do antigo gestor da Secretaria Municipal foi oferecido à LIGUIA/Búzios um espaço no Pórtico da cidade, com o objetivo ajudar no controle turístico. Segundo a LIGUIA/Búzios, “essa ação tem o objetivo de dar as boas-vindas aos turistas, ao mesmo tempo em que fortalece o trabalho dos guias de turismo, tornando a associação parte deste processo de manutenção da ordem e respeito às leis no balneário”.
O atual secretário decidiu manter este espaço e ressaltou a importância da participação popular na administração pública e disse que a LIGUIA/Búzios sempre terá seu espaço do Pórtico. “o diálogo com a sociedade e legalidade das ações tem sido as bandeiras da nova administração”, afirmou Romano.