Búzios/RJ continua em estado de emergência devido a Covid-19

Continua depois da publicidade

Búzios, no estado do Rio de Janeiro, em função do aumento de contágio do coronavírus, aumentou suas medidas de proteção com a publicação do Decreto Municipal Nº 1.533 de 8 de dezembro de 2020, (Boletim Oficial 1.147) , mantendo o estado de Emergência.

Agências Regionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO


O decreto impõe uma redução na ocupação tanto dos hotéis, comércio e meios de transportes. No caso do setor hoteleiro, a exigência é que os meios de hospedagem podem ocupar em apenas 50% da sua taxa de ocupação, nos dias úteis, e 70% nos sábados, domingos e feriados. A capacidade dos veículos de transporte foi reduzida a 50%.

Veja também as mais lidas do DT

Integrantes da Liga de Guias de Turismo Independentes de Búzios – LIGUIA/Búzios participaram de reunião com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi. Na oportunidade foi informado que por exigência do Ministério Público, a Prefeitura de Búzios assinou TAC (Termo de Adequação de Conduta) com as medidas necessárias para o enfrentamento ao Covid-19, que devem ser respeitadas enquanto não diminuam os níveis de contaminação na região.

Porém, no período em que a LIGUIA/Búzios ocupou as instalações do Pórtico da cidade, os guias associados relataram o não cumprimento do Decreto Nº 1.533 ao avistarem veículos com 90 % a 100% da capacidade passando pelas barreiras sanitárias montadas no município. A coordenação da LIGUIA/Búzios ressalta que “os guias de turismo foram muito afetados pela pandemia, com previsão de lento retorno às atividades de guiamento, mas a saúde vem em primeiro lugar. Por isso a fiscalização pelos agentes responsáveis é fundamental”.

Por iniciativa do antigo gestor da Secretaria Municipal foi oferecido à LIGUIA/Búzios um espaço no Pórtico da cidade, com o objetivo ajudar no controle turístico. Segundo a LIGUIA/Búzios, “essa ação tem o objetivo de dar as boas-vindas aos turistas, ao mesmo tempo em que fortalece o trabalho dos guias de turismo, tornando a associação parte deste processo de manutenção da ordem e respeito às leis no balneário”.

O atual secretário decidiu manter este espaço e ressaltou a importância da participação popular na administração pública e disse que a LIGUIA/Búzios sempre terá seu espaço do Pórtico. “o diálogo com a sociedade e legalidade das ações tem sido as bandeiras da nova administração”, afirmou Romano.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade