Cacau de Paula, Secretária de Turismo do Recife: “Estamos vivendo uma segunda tentativa de retomada”

Continua depois da publicidade

“Estamos no momento de reestruturar a atividade turística em geral”, afirma Cacau de Paula, que vê o turismo de lazer renovar o perfil do destino Recife

POR ZAQUEU RODRIGUES (Colaboração Especial)


O avanço da vacinação está abrindo os horizontes e determinando o ritmo da retomada da atividade turística ao redor do mundo. No Brasil, país que soma mais de 430 mil mortes causadas pelo coronavírus e que encontra grandes dificuldades para vacinar a população, o tempo de recuperação será, como apontam especialistas, mais demorado em comparação aos demais países que implementaram um programa ostensivo de vacinação e isolamento social.

Para entender o cenário nacional e as estratégias para a retomada segura, o DIÁRIO DO TURISMO inicia uma série especial dedicada aos secretários e secretárias de turismo das principais capitais brasileiras. “Estamos enfrentando uma situação que nunca vivemos. Neste momento estamos vivendo uma segunda tentativa de retomada”, afirma a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, que assumiu a função em janeiro de 2021.

Veja também as mais lidas do DT

Cacau ressalta que atual cenário é diferente daquele desenhado no ano passado. “Naquele momento, todo mundo imaginava que a pandemia já estaria meio que resolvida em 2021. Não achávamos que íamos ter essa segunda onda tão pesada. Eu venho conversando com o Trade e, neste ano, a recuada não foi tão forte como no ano passado, quando a gente teve hotéis ficando três meses sem operação. Desta vez a gente já sabe lidar melhor”.

A secretária de Turismo e Lazer do Recife se mostra otimista com os próximos meses. Ela diz que o turismo é uma atividade que vive de positividade. “O turismo é uma área que vive de experiências e sonhos. A positividade é muito importante e influencia as pessoas a pensarem em viajar. Recuperar a confiança no País e na economia auxilia o processo de retomada”, sublinha Cacau.

Em abril de 2021, Recife conquistou a classificação de Destino Inteligente, do Ministério do Turismo. (Foto: Secretaria de Turismo e Lazer do Recife)

Otimismo nos números

A sobrevivência do setor hoje combina resistência e renovação. Para atravessar esse período de incertezas e escassez, Cacau de Paula considera fundamental fomentar novas demandas. No caso da hotelaria recifense, a secretária afirma que foi realizado um trabalho para atrair novas demandas, como de médicos e trabalhadores de áreas como o Porto de Recife, que precisam ficar de quarentena nos hotéis.

Consagrado como um destino corporativo, Recife está renovando seu olhar para o turismo de Lazer, principal esperança para a recuperação do setor neste período.

Antes da pandemia, o turismo de negócios representava 85% do turismo da cidade. Agora, a prioridade da secretaria Turismo e Lazer é fomentar as viagens de curta distância e as experiências que expressam aos locais os patrimônios materiais e imateriais de Recife.

Cacau de Paula está otimista com os números. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes: Gilberto Freyre é o quinto mais movimentado do Brasil em embarques e desembarques. De janeiro a março de 2021 ele registrou 15,6 mil operações, transportando 1,7 milhão de passageiros. Dados da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) mostram que Recife recebeu 3.425.796 turistas em 2019 .

Consagrada pelo turismo corporativo, Recife investe no turismo de lazer e prioriza experiências genuínas (Foto: Secretaria de Turismo e Lazer do Recife)

Inclusão inteligente

Outra conquista para o turismo local foi a inclusão de Recife, em abril de 2021, na lista de Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo. Ao lado de Salvador (BA), ela é a segunda cidade nordestina a integrar essa categoria que estimula o desenvolvimento e a competividade entre os destinos turísticos do país. A classificação é um passo importante para desenvolver novas narrativas e roteiros turísticos na cidade.

O aumento na demanda de lazer se reflete também nos hotéis localizados na orla da praia de Boa Viagem, um dos principais cartões postais do destino. A praia é celebrada pelo compositor Alceu Valença na canção La Belle de Jour.

Durante a pandemia, o perfil dos hóspedes desses hotéis ampliou. A secretária informa que os moradores vizinhos estão buscando esses hotéis. “Aumentou o número de famílias se hospedando nesses hotéis para aproveitar as áreas de lazer como as piscinas”.

“A demanda de lazer cresceu muito. Recife sempre foi uma cidade muito corporativa. Neste período de pandemia estão sendo geradas novas demandas. No futuro, isso pode gerar uma mudança no hábito do turismo no Recife. Precisaremos ter hotéis mais preparados para receber as famílias, com mais atrações. Estamos no momento de reestruturar a atividade turística em geral. Os modelos de hospedagens e as formas de compras estão mudando. Estamos no momento de redesenho e sem saber como será o futuro”, ressalta a secretária.

O turismo criativo, assim como outros nichos, devem crescer nesse período, ela aponta. “São grupos menores, com roteiros diferenciados que oferecem experiências únicas. Temos aqui no Recife, por exemplo, a Ilha de Deus, que é uma comunidade que cresceu muito através do turismo. Nela, o visitante pesca o marisco, aprende a cozinhar e come esse marisco. É uma experiência única. Isso vai prevalecer bastante nesse período”.

Diálogo e comunhão entre os setores público e privado é essencial para a recuperação e desenvolvimento do turismo, afirma Cacau de Paula (Foto: Secretaria de Turismo e Lazer do Recife)

A secretária destaca que está trabalhando para atender aos turistas que buscam experiências únicas e que não gerem aglomerações. “Temos muitos roteiros que podem ser realizados em um único dia. Entre outras atrações o turista pode aproveitar experiências com Maracatu, Samba, Bomba do Hemetério, que reúne agremiações carnavalescas… “O turismo de experiência vai crescer muito neste momento”.

A recuperação do setor depende da união das esferas públicas e privadas. Esse diálogo constante é essencial, assegura Cacau de Paula. “A gente só consegue resultado unindo forças. Aqui, estamos conversando muito com a secretaria de Finanças para realizar para ajudar os mais impactados pela pandemia, como os pequenos empreendedores. Conseguimos prorrogar o ISS e o IPTU com vencimentos em 10/3 e 10/4 para 10/10 e 10/11″.

As medidas valem para bares, restaurantes, hotéis e agências de viagens.

Em sua análise, Cacau de Paula observa que a comunicação ganhou um papel ainda mais relevante para o turismo. “Ela nunca foi tão importante como está sendo nesse período. Hoje temos diferentes meios para nos comunicarmos. E, enquanto órgão público, precisamos estar próximos dos cidadãos e dos turistas, comunicando e interagindo”.

Orgulho de sua cidade

A secretária considera que é uma questão de pouco tempo para que os eventos possam retomar com segurança. Até isso acontecer, ela afirma que a prefeitura de Recife está respeitando todos os decretos de restrições do governo estadual. “Estamos cumprindo à risca as determinações do estado. Hoje não podemos realizar eventos, mas estamos buscando soluções. Os hotéis já estão prontos para receber os eventos novamente”.

A valorização do turismo doméstico é uma oportunidade para fazer com que a população local ‘descubra’ as riquezas do Recife. “Para que o turista visite a cidade, o morador precisa gostar e curtir essa cidade. Eu quero que o recifense tenha orgulho da sua cidade e que o turista tenha uma experiência diferenciada. Isso me motiva muito a trabalhar. A gente vive numa capital grande, que tem dificuldades diversas, e isso se acentua com a pandemia e afeta muito também a autoestima do cidadão em relação à cidade”.

A secretária citou orientação do prefeito, João Campos (PSB): ‘durmam e acordem pensando em como reduzir a desigualdade social da nossa cidade’. E a atividade turística reflete  isso”.

Cacau vislumbra que esse período está despertando muitas consciências para o turismo, que deve valorizar uma viagem mais sustentável, consciente e alinhada com as demandas sociais. Para ressaltar o papel transformador do turismo em todas as esferas da sociedade, Cacau de Paula lembra da orientação dada pelo prefeito João Campos (PSB) na primeira reunião com os seus secretários. “Ele falou: ‘durmam e acordem pensando em como reduzir a desigualdade social da nossa cidade’. E a atividade turística reflete  isso”.

Secretaria de Turismo e Lazer do Recife – dados do turismo local

Fluxo global de turistas:

2018 – 3.316.951

2019 – 3.425.796

2020 – 2.281.115

Rede hoteleira:

Meios de Hospedagem em Recife: 85

Leitos: 17,1 mil disponíveis pela rede hoteleira (dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-PE)

Malha Aérea:

23 Rotas Nacionais

1   Rota Internacional

2.190 Frequências

Fonte: EMPETUR – MAIO 2021

Movimentação Econômica em PE:

Receita Turística: R$ 936.782.958,54

Fonte: EMPETUR JAN 2019 – 2020

Oportunidades de empregos:

Hotéis/pousadas: 2.618 empregos diretos

Bares/restaurantes: 18.1518 empregos diretos

Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED (dezembro/2020):

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade