Chef Fernando Becker, do Castelo Saint Andrews: ‘alta culinária está ligada naquilo que você acredita’

Continua depois da publicidade
Fernando Becker é natural de Dois Irmãos, uma cidade gaúcha, a 50 km de Porto Alegre.
Graduou-se na Universidade do Vale do Rio dos Sinos onde cursou Gastronomia. Depois de fazer especialização fora do País na Escuela BellArt em Barcelona/ Espanha, fez um curso na escola Ferrandi em Paris. No Brasil já fez diversos cursos de aperfeiçoamento em técnicas na Escola Laurent Suaudeau com o chef francês. Em agosto deste ano, participou da Culinary Arts Academy Switzerland, na Suíça. A viagem fez parte do programa de capacitação e aperfeiçoamento do Castelo Saint Andrews para oferecer experiências ainda mais diversificadas no Restaurante Primrose. O DIÁRIO o entrevistou, confira:

DIÁRIO -Sua cozinha é franco italiana com influências da culinária da serra gaúcha, como isso se concretiza na elaboração dos pratos?

Fernando Becker: Busquei aperfeiçoar minhas influências com viagens que fiz para Itália e França durante um período de 2 anos que morei fora do país. Busco sempre aprimorar minhas técnicas com embasamento na culinária Franco italiana. Meu mentor atualmente é o Chef Laurent Suaudeau onde me passa dicas e técnicas das quais eu introduzo na culinária do hotel Saint Andrews.

DIÁRIO – Podemos dizer que o Primrose tem pratos exclusivos e é uma cozinha autoral? Daqueles que fazem as pessoas viajarem para degustar a gastronomia do castelo?

Veja também as mais lidas do DT

Fernando Becker: Com certeza a gastronomia do Primrose está ligada diretamente com minhas viagens e experiências fora do país. Aprimoro sempre com ingredientes locais e europeus trazendo novidades e exclusividades aos nossos clientes. O restaurante Primrose tem pratos exclusivos e pratos clássicos onde procuro sempre colocar muita técnica e sofisticação para o comensal poder viajar numa memória afetiva e de bom agrado.

Procuro sempre elevar o ingrediente a sua máxima extração do que ele pode nos dar (Crédito Saint Andrews – divulgação)

DIÁRIO – O que é a moda na alta culinária no ano de 2022? E como você vê esta evolução até o final da década?

Fernando Becker: Podemos dizer que a alta culinária está ligada naquilo que você acredita. No meu caso essa evolução vem através das minhas experiências, memórias e lembranças de infância. Procuro sempre elevar o ingrediente a sua máxima extração do que ele pode nos dar. A evolução está diretamente ligada a muita pesquisa e valorização do ingrediente local e do produtor; trazendo o mais alto frescor para dentro da cozinha.

DIÁRIO – O Castelo Saint Andrews tem vários festivais gastronômicos, como você administra tantos eventos?

Fernando Becker: Durante o ano todo no Restaurante Primrose temos diversos eventos e festivais gastronômicos. São nesses momentos que busco aprimorar o melhor do produto e do insumo que possuo. A qualidade está ligada diretamente a pesquisa e entendimento com o produtor e insumo; essa administração toda vem do meu interesse ao buscar por novidades, técnicas e conhecimento. Vou criando os festivais de 3 a 6 meses de antecedência visando a sazonalidade daquele período e trazendo para o comensal ingredientes importados e regionais. Minha administração em cima disso é sempre ser organizado e didático fazendo uma pesquisa de campo antes de colocar em prática.

DIÁRIO – Você trabalha em conjunto com sommelier na escolha dos vinhos que harmoniza melhor com os pratos?

Fernando Becker: Sim, trabalhamos juntamente para obter o melhor resultado; degustamos alguns rótulos antes e fazemos testes para ver se a harmonização será a melhor possível.

DIÁRIO – Qual o prato mais pedido do restaurante? Quais os ingredientes?

Fernando Becker: Atualmente o prato mais solicitado é o stinco de cordeiro com polenta mole artesanal e lascas de tartufo. Um prato que o pré preparo leva em torno de 1 dia para ser produzido, porém ao servir obtemos uma explosão de sabores e maciez na carne de cordeiro; pois utilizamos o método sous vide. E para a polenta, usamos uma farinha de mandioca artesanal de um produtor local que faz a moagem em moinho de pedra.

DIÁRIO – Como é o público do Primrose, mais hóspedes, turistas, nativos, faixa etária?

Fernando Becker: No restaurante Primrose a maioria dos clientes são turistas que estão na cidade e hóspedes do hotel. A faixa etária varia de 40 a 60 anos.

Fernando: “Atualmente o prato mais solicitado é o stinco de cordeiro com polenta mole artesanal e lascas de tartufo” (Crédito: Saint Andrews – divulgação).

DIÁRIO – O chá da tarde do Castelo Saint Andrews tornou-se algo muito tradicional em Gramado. Tem inspiração mais europeia, ou da serra gaúcha?

Fernando Becker: O chá da tarde tem inspiração no chá tradicional inglês, servido pontualmente às 17 horas com influências gaúchas. Trabalhamos intensamente para mesclar com ingredientes europeus e regionais trazendo muito sabor e conforto ao nosso cliente. Há uma infinidade de chás que foram desenvolvidos pela equipe para esse momento especial. Servimos também chocolate quente com água de laranjeira, o mesmo que a rainha consome. Queremos sempre fazer com que nossos clientes se sintam iguais à realeza.


SERVIÇO:

Primrose Restaurante

  • Horário de funcionamento:
    Almoço – 12h30 às 15h00 | Jantar – 19h30 às 23h00
    Todos os dias mediante reserva confirmada
  • RUA DAS FLORES Nº 171 CENTRO GRAMADO – RS
  • +55 54 98156-3433

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade