InícioEntrevistasChef Fernando Becker, do Castelo Saint Andrews: 'alta culinária...

Chef Fernando Becker, do Castelo Saint Andrews: ‘alta culinária está ligada naquilo que você acredita’

Fernando Becker é natural de Dois Irmãos, uma cidade gaúcha, a 50 km de Porto Alegre.
Graduou-se na Universidade do Vale do Rio dos Sinos onde cursou Gastronomia. Depois de fazer especialização fora do País na Escuela BellArt em Barcelona/ Espanha, fez um curso na escola Ferrandi em Paris. No Brasil já fez diversos cursos de aperfeiçoamento em técnicas na Escola Laurent Suaudeau com o chef francês. Em agosto deste ano, participou da Culinary Arts Academy Switzerland, na Suíça. A viagem fez parte do programa de capacitação e aperfeiçoamento do Castelo Saint Andrews para oferecer experiências ainda mais diversificadas no Restaurante Primrose. O DIÁRIO o entrevistou, confira:

DIÁRIO -Sua cozinha é franco italiana com influências da culinária da serra gaúcha, como isso se concretiza na elaboração dos pratos?

Fernando Becker: Busquei aperfeiçoar minhas influências com viagens que fiz para Itália e França durante um período de 2 anos que morei fora do país. Busco sempre aprimorar minhas técnicas com embasamento na culinária Franco italiana. Meu mentor atualmente é o Chef Laurent Suaudeau onde me passa dicas e técnicas das quais eu introduzo na culinária do hotel Saint Andrews.

DIÁRIO – Podemos dizer que o Primrose tem pratos exclusivos e é uma cozinha autoral? Daqueles que fazem as pessoas viajarem para degustar a gastronomia do castelo?

Fernando Becker: Com certeza a gastronomia do Primrose está ligada diretamente com minhas viagens e experiências fora do país. Aprimoro sempre com ingredientes locais e europeus trazendo novidades e exclusividades aos nossos clientes. O restaurante Primrose tem pratos exclusivos e pratos clássicos onde procuro sempre colocar muita técnica e sofisticação para o comensal poder viajar numa memória afetiva e de bom agrado.

Procuro sempre elevar o ingrediente a sua máxima extração do que ele pode nos dar (Crédito Saint Andrews – divulgação)

DIÁRIO – O que é a moda na alta culinária no ano de 2022? E como você vê esta evolução até o final da década?

Fernando Becker: Podemos dizer que a alta culinária está ligada naquilo que você acredita. No meu caso essa evolução vem através das minhas experiências, memórias e lembranças de infância. Procuro sempre elevar o ingrediente a sua máxima extração do que ele pode nos dar. A evolução está diretamente ligada a muita pesquisa e valorização do ingrediente local e do produtor; trazendo o mais alto frescor para dentro da cozinha.

DIÁRIO – O Castelo Saint Andrews tem vários festivais gastronômicos, como você administra tantos eventos?

Fernando Becker: Durante o ano todo no Restaurante Primrose temos diversos eventos e festivais gastronômicos. São nesses momentos que busco aprimorar o melhor do produto e do insumo que possuo. A qualidade está ligada diretamente a pesquisa e entendimento com o produtor e insumo; essa administração toda vem do meu interesse ao buscar por novidades, técnicas e conhecimento. Vou criando os festivais de 3 a 6 meses de antecedência visando a sazonalidade daquele período e trazendo para o comensal ingredientes importados e regionais. Minha administração em cima disso é sempre ser organizado e didático fazendo uma pesquisa de campo antes de colocar em prática.

DIÁRIO – Você trabalha em conjunto com sommelier na escolha dos vinhos que harmoniza melhor com os pratos?

Fernando Becker: Sim, trabalhamos juntamente para obter o melhor resultado; degustamos alguns rótulos antes e fazemos testes para ver se a harmonização será a melhor possível.

DIÁRIO – Qual o prato mais pedido do restaurante? Quais os ingredientes?

Fernando Becker: Atualmente o prato mais solicitado é o stinco de cordeiro com polenta mole artesanal e lascas de tartufo. Um prato que o pré preparo leva em torno de 1 dia para ser produzido, porém ao servir obtemos uma explosão de sabores e maciez na carne de cordeiro; pois utilizamos o método sous vide. E para a polenta, usamos uma farinha de mandioca artesanal de um produtor local que faz a moagem em moinho de pedra.

DIÁRIO – Como é o público do Primrose, mais hóspedes, turistas, nativos, faixa etária?

Fernando Becker: No restaurante Primrose a maioria dos clientes são turistas que estão na cidade e hóspedes do hotel. A faixa etária varia de 40 a 60 anos.

Fernando: “Atualmente o prato mais solicitado é o stinco de cordeiro com polenta mole artesanal e lascas de tartufo” (Crédito: Saint Andrews – divulgação).

DIÁRIO – O chá da tarde do Castelo Saint Andrews tornou-se algo muito tradicional em Gramado. Tem inspiração mais europeia, ou da serra gaúcha?

Fernando Becker: O chá da tarde tem inspiração no chá tradicional inglês, servido pontualmente às 17 horas com influências gaúchas. Trabalhamos intensamente para mesclar com ingredientes europeus e regionais trazendo muito sabor e conforto ao nosso cliente. Há uma infinidade de chás que foram desenvolvidos pela equipe para esse momento especial. Servimos também chocolate quente com água de laranjeira, o mesmo que a rainha consome. Queremos sempre fazer com que nossos clientes se sintam iguais à realeza.


SERVIÇO:

Primrose Restaurante

  • Horário de funcionamento:
    Almoço – 12h30 às 15h00 | Jantar – 19h30 às 23h00
    Todos os dias mediante reserva confirmada
  • RUA DAS FLORES Nº 171 CENTRO GRAMADO – RS
  • +55 54 98156-3433

 

 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque