Circuito do Ouro revela a essência de Minas Gerais

Continua depois da publicidade

Os roteiros são próximos a Belo Horizonte, região marcada pelo ciclo do ouro e palco da Inconfidência Mineira

Edição DIÁRIO com agências

O Circuito do Ouro é uma região turística de Minas Gerais formada por 15 cidades que organizadas em 4 roteiros. Os municípios são próximos e esbanjam patrimônios históricos e culturais.

Os roteiros perto da capital Belo Horizonte, região marcada pelo ciclo do ouro e palco da Inconfidência Mineira. São lugares repletos de histórias, arquitetura colonial, tradições religiosas e possibilidades junto a trilhas e uma gastronomia celebrada mundialmente.

Veja também as mais lidas do DT

No Circuito do Ouro, beleza e diversão são itens garantidos aos visitantes que procuram atrativos em meio às paisagens naturais. Quer embarcar nessa jornada Minas adentro? Então conheça alguns dos atrativos encontrados durante os roteiros.

Serras da Piedade ao Caraça

Neste roteiro é possível ainda experimentar as famosas quitandas e doces mineiros que são primórdios da gastronomia mineira (Foto: Eduardo Viero – Banco de Imagens do Circuito do Ouro)

Formado por Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, a região é destaque pelas belezas naturais que proporcionam a prática de esportes ecológicos como o trekking e Slackline. Os Santuários ícones de Minas Gerais – Santuário da Piedade e do Caraça proporcionam uma visão incrível da região e possibilitam a oportunidade de visualizar de perto construções de arquiteturas centenárias e obras de Aleijadinho. Neste roteiro é possível ainda experimentar as famosas quitandas e doces mineiros que são primórdios da gastronomia mineira.

Cenários da História

O roteiro guarda munícipios que são patrimônio da humanidadeEduardo Viero – Banco de Imagens do Circuito do Ouro)

O nome do roteiro já diz tudo! Tudo que se passa no imaginário das pessoas sobre Minas Gerais é possível vivenciar por aqui. As primeiras cidades de Minas Gerais nasceram neste roteiro de fortes elementos arquitetônicos, históricos e culturais. O roteiro guarda, inclusive, munícipios que são patrimônio da humanidade. Compõem o Entre Cenários da História as cidades de Congonhas, Ouro Preto, Ouro Branco e Mariana, que juntas oferecem uma experiência enriquecedora com grande parte do patrimônio histórico do país.

Trilhas, Sabores e Aromas

Tem produção de cerveja artesanal, produtos à base de jabuticaba, o famoso pastel de angu e muito mais (Foto: Eduardo Viero – Banco de Imagens do Circuito do Ouro)

É composto por Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos – o roteiro oferece experiências únicas, tanto em contato com a natureza, quanto na gastronomia. O Entre Trilhas, Sabores e Aromas como o próprio nome sugere proporciona atividades ao ar livre, bem pertinho da natureza. Além disso, por ele é possível apreciar a gastronomia mineira de um jeito exclusivo. Tem produção de cerveja artesanal, produtos à base de jabuticaba, o famoso pastel de angu e muito mais.

Ruralidades e Personalidades

O nosso maior poeta, Carlos Drummond de Andrade, é filho de Itabira, cidade que ele celebrou em seus versos (Foto: Eduardo Viero – Banco de Imagens do Circuito do Ouro)

Roteiro formado por Nova Era e Itabira – terra do poeta Carlos Drummond de Andrade, onde é possível conhecer detalhadamente sua vida e obras através de memoriais, museus e bibliotecas construídos em homenagem ao escritor. Além de uma rota de personalidades importantes da cultura e literatura brasileira, o roteiro também proporciona aventuras ao ar livre, dentre as serras dos distritos da região onde estão localizadas mais de 40 cachoeiras. Em Nova Era é possível embarcar em uma viagem ao século XVIII e XIX ao visualizar a arquitetura colonial da Fazenda da Vargem e a Matriz de São José da Lagoa – obra do mestre do estilo rococó Francisco Vieira Servas, que fazem parte da cultura viva da cidade.

Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO)

É uma entidade privada, sem fins lucrativos que tem a responsabilidade de organizar o turismo regionalmente gerando diálogo e projetos com os setores públicos e privados e apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região a partir da atividade turística. É mantida financeiramente pelas prefeituras associada. Faz parte do trabalho da ACO promover destinos turísticos estimulando a circulação de turistas, por esse motivo nasceu o projeto de roteirização da região do Circuito Turístico do Ouro.

Serviço:

Rua Tupis, 86 – sala 1006 /Belo Horizonte – MG

@circuitodoouro

@associacaodocircuitodoouro

comunicacao@circuitodoouro.tur.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade