Cirque La Force: um espetáculo para todas as classes

15 ANOS DIÁRIOS – Publicado dia 3 de junho de 2018

Integrado ao 1st Cirque International Festival of Brasil Contest, o Cirque La Force foge a padrões comuns dos circos tradicionais

Por Paulo Atzingen

Os acrobatas voadores do Cirque La Force afrontam a lei da gravidade e são uma das atrações do espetáculo, embora  seus colegas de trabalho, os malabaristas,  contorcionistas e equilibristas, estes mais próximos ao solo, fazem voar a imaginação da plateia. Nenhum dos 15 ou 20 artistas que constroem o espetáculo Reverie respeitam as leis da física, do tempo e do espaço e recriam um cenário mais ao estilo broadway do que ao do tradicional circo.  O trunfo em deixar o público atônito estimulando um transe de alguns segundos é antigo, mas sempre alucinante, vejam:

a moça é jogada para o vazio… dá um giro espetacular no alto e cai nos braços do jovem acrobata…para alívio da plateia…

o equilibrista passeia sobre um fio, dá uma cambalhota no vácuo e fica entre a morte e a glória… e recebe aplausos…

o malabarista começa seu número com três esferas, passa para cinco e termina com oito bolotas que gravitam misteriosamente entre suas mãos, o ar e o solo…

- Advertisement -

Os jovens acrobatas conseguem realizar com os corpos de carne e ossos o que somente uma máquina de ferro e óleo faria, o primeiro girando as pernas como um liquidificador humano, o segundo transformando-se em um homem-hélice de borracha.

São esses segundos, entre o que pode dar certo e o que não pode, aliados à capacidade humana de sonhar e imaginar, as principais razões dessa arte durar tanto tempo e atravessar gerações.

a moça é jogada para o vazio... dá um giro espetacular no alto e cai nos braços do jovem acrobata...para alívio da plateia...(Crédito: DT)
a moça é jogada para o vazio… dá um giro espetacular no alto e cai nos braços do jovem acrobata…para alívio da plateia…(Crédito: DT)

Foge a padrões

Integrado ao 1st Cirque International Festival of Brasil Contest, o Cirque La Force foge a padrões comuns dos circos tradicionais. A começar pela ausência de redes de proteção, lonas coloridas e a caricata figura do mágico – já que todos fazem esse papel individualmente em seus números. “O espetáculo que tem a assinatura do diretor artístico Mathieu Laplante (ex-Cirque Du Soleil é para toda a família”, explica Marlene Querubim, diretora do Circo Spacial e vice-presidente do Cirque La Force.

“A dinâmica  do espetáculo é diferente, explica Jeferson Alexandre, CEO da La Force Productions, empresa de entretenimento que trouxe o número ao Brasil. “Escrevi esse show, Reverie, há 10 anos e só agora ele está sendo encenado. É uma história de amor e sonho. Como amor e sonho nunca saem de moda, o tema é muito atual”, adianta Jeferson ao DIÁRIO.

Jovens

O espetáculo, dividido em 20 números e com duração aproximada de duas horas, é executado por jovens de 18 a 25 anos, todos selecionados nos festivais de circo realizados por onde a produção internacional passou. “São jovens canadenses, etíopes, chineses, ucranianos, russos, argentinos, brasileiros…”, acrescenta Jeferson.

“No Brasil se formou a ideia de que circo é para a classe C. Viemos com a proposta de romper com esse conceito e oferecer esse espetáculo a todas as classes”, pondera o empresário circense.

A temporada do Cirque La Force vai até o dia 12 de agosto. Ele está montado ao lado do Parque de Exposições do Anhembi e ao lado do Hotel Holiday Inn, na marginal Tietê, em São Paulo.

Os jovens acrobatas conseguem realizar com os corpos de carne e ossos o que somente uma máquina de ferro e óleo faria (Crédito: DT)
Os jovens acrobatas conseguem realizar com os corpos de carne e ossos o que somente uma máquina de ferro e óleo faria (Crédito: DT)

Serviço:

Show Reverie

Produtores Executivos: Jeferson Alexandre e Marlene Querubin

Diretor Artístico: Mathieu Laplante

Diretor Técnico: Vincent Schonbrodt

Temporada até 12 de agosto

Horários: quintas e sextas-feiras às 20h30; sábados, domingos e feriados às 17h e 20h30

Capacidade para mais de 2300 pessoas por espetáculo

Preços a partir de R$ 90 – meia; ingressos antecipados online a partir de R$ 60 – meia

Site www.showreverie.com

Confira mais imagens:

 

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    EUA adverte que uso de aparelhos 5G pode afetar segurança aérea

    A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) alertou nesta terça-feira (07) que a interferência do uso de tecnologia 5G representava um risco...

    Aniversário da Avenida Paulista terá Nando Reis, Rincon Sapiência e piano voador

    No dia 08 de dezembro, a Avenida Paulista celebra 130 anos de fundação. Uma das vias mais tradicionais do país, ela ganha uma maratona de comemorações...

    Um observatório de mundo – por Thomas Bruno Oliveira*

    Na mercearia de meu pai, onde passei os decisivos e marcantes anos de minha infância, sempre fui um observador das coisas e das pessoas,...

    Luciana Leite, do Parque das Aves: “temos a missão de acolher a fauna vitimada”!

    Dois lugares que são considerados visitas obrigatórias para os visitantes de Foz do Iguaçu: as Cataratas e o Parque das Aves. As Cataratas são...

    Empresas de eventos e turismo têm até o final do ano para negociar dívidas tributárias

    As empresas do setor de eventos e turismo têm até o dia 29 de dezembro de 2021 para aderir aos programas de negociação de...

    Estados Unidos endurecem regras para cães procedentes do Brasil

    Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, que inclui o Brasil, só poderão ingressar nos Estados Unidos por...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing