A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), cadastro gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passará a incluir a atividade de condutor de turismo.
Com a medida, as ocupações de condutor de Turismo de Aventura e condutor de Turismo de Pesca passam a ser reconhecidas na versão atualizada do documento, com divulgação prevista para fevereiro. A inclusão é resultado da articulação entre os ministérios do Turismo, da Pesca e do Trabalho e Emprego.
A atividade será considerada uma “família ocupacional” da CBO, que tem 2,5 mil atividades profissionais cadastradas. Neste primeiro momento, o grupo vai congregar os condutores de Turismo de Aventura e de Turismo de Pesca. Posteriormente, serão incluídas as atividades de condutores visitantes de unidades de conservação e de monitor de turismo em locais de interesse cultural.
Veja também as mais lidas do DT
Para a CBO, a classificação é um importante insumo para a identificação e atualização das profissões ligadas ao setor em consonância com o mercado e um instrumento importante para orientar a formulação de políticas públicas de turismo.
Fonte: Ministério do Turismo