Aproximadamente 200 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (19) de um ato simbólico de limpeza da praia em Santos.
A ação integra uma das atividades práticas da 14a. Conferência Anual de Cidades Criativas da UNESCO.
Por Paulo Atzingen (com Edição do DT)
A cidade praiana absorve de 18 e 22 de julho uma enorme troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano. Paralelo ao evento, acontece a Expo Brazilian Creative Cities e atividades culturais paralelas no Centro da cidade.
O DIÁRIO, que participa como mídia convidada, conversou com o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório.
Segundo o executivo, Santos é a primeira cidade no mundo a estabelecer a cultura oceânica e incluir na rede pública de ensino esta disciplina.
Veja também as mais lidas do DT
“A gente entende como importante debater a influência que nós temos sobre a praia, porque a praia é terapêutica, esportiva, de lazer de turismo e serviços. A gente precisa entender a praia como um dos nossos principais ativos de turismo, então mantê-la limpa é fundamental para fomentar a economia da nossa cidade, com o bem estar da população e do turista”, disse ao DIÁRIO.
Educação
De acordo com Liborio, para manter as praias limpas é preciso contar fundamentalmente com a educação das pessoas.
“A gente precisa contar com a educação das pessoas, porque mesmo oferecendo lixeiras, contentores, colocando barreiras nos canais, limpando diariamente, se as pessoas não contribuírem, a gente não consegue o resultado esperado. O hábito da população é fundamental que possamos auxiliar como poder público”, ponderou.
A bela iniciativa nessa manhã de sol em Santos contou com a participação do Instituto Mar Azul e de voluntários.
Santos é o primeiro município da América Latina a sediar o evento, que reúne representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro.
Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara, entre outras.
*O DIÁRIO viajou a convite do Visite Santos e se hospedou no Bourbon Hotel Convention Center.