4º Fórum CLIA Brasil 2022 acontecerá em setembro

Evento, que tem inscrições gratuitas e limitadas, debaterá o presente e futuro dos Cruzeiros, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília

Depois de um hiato de dois anos, o 4º Fórum CLIA Brasil 2022 tem sua data confirmada para 14 de setembro. O evento, organizado pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), acontece na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, e reúne autoridades e grandes players do mercado de Cruzeiros em um dia de debates e reflexões sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento desta importante atividade turística no país.

O momento não poderia ser mais oportuno. A Temporada de Cruzeiros 2022/2023 promete ser a maior dos últimos 10 anos. Com a duração prevista de quase seis meses – 29 de outubro a 20 de abril – contará com oito navios de cabotagem que ofertarão mais de 674 mil leitos, tornando possível ultrapassar os patamares de cruzeiristas embarcados em 2019/2020, último período de navegação realizado antes da pandemia do Covid-19.

Além disso, outro destaque da próxima temporada é a presença de 35 navios de longo curso, que saem de destinos internacionais, param no Brasil e seguem seus itinerários, colocando o país de volta na rota de importantes Companhias Marítimas de todo o mundo.

Apesar das expectativas positivas, existe a constatação de que os números poderiam ser bem melhores com avanços e ajustes na regulação, infraestrutura e desenvolvimento de novos destinos. “Por melhores que sejam as estimativas, o Brasil ainda tem muito para crescer. Se dividimos esses mais de 600 mil cruzeiristas pela população do país, vemos que não representam nem 0,5% do total. Ou seja, é uma penetração muito baixa ainda. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse número chega a 4%, nas Austrália, 6%. Se aqui nós chegarmos a 2%, já teremos cerca de 4 milhões de passageiros”, afirma Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil

Marco Ferraz, presidente da Clia (Crédito: arquivo – divulgação)

O potencial dos Cruzeiros no Brasil é inegável e é neste contexto que o 4º Fórum CLIA Brasil 2022 reúne pessoas, órgãos e entidades, com expertises e visões variadas, para tratar de entraves, debater tendências, metas e projeções, mirando em um objetivo comum: alavancar o setor, gerar mais empregos e contribuir para a economia nacional.

“O objetivo da CLIA é melhorar o ambiente de negócios para atrair mais Navios de Cruzeiros, abrir portas para os destinos, fortalecer o turismo e ter uma parceria de sucesso com o país e com as comunidades, gerando empregos e renda, sempre colocando a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas, a proteção do meio ambiente e o compliance em primeiro lugar”, completa Marco Ferraz.

As inscrições para o 4º Fórum CLIA Brasil 2022 são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo link ou pelo e-mail de RSVP: mvicente@cruising.org.

A programação será anunciada em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT