Conheça cinco destinos para curtir o outono no Brasil

Continua depois da publicidade
Jalapão: Destino que caiu nas graças do público brasileiro nos últimos anos (Crédito: arquivo DT)
Jalapão: Destino que caiu nas graças do público brasileiro nos últimos anos (Crédito: arquivo DT)

EDIÇÃO DO DT

Desde o dia 20 de março, o hemisfério sul entrou oficialmente na estação do outono. Esse é o período do ano comumente marcado pelas temperaturas amenas e poucas chuvas. Durante o outono, a paisagem muda e o clima também: as folhas caem das árvores e o frio começa a chegar. Há no Brasil locais bastante propícios para se visitar durante os meses desta estação.

 

Veja também as mais lidas do DT

Além das vantagens climatológicas, pois as temperaturas mais amenas tornam os passeios mais agradáveis, existem benefícios financeiros que tornam as viagens durante o outono uma boa pedida. Por se tratarem de meses de baixa temporada no calendário do turismo nacional, é possível comprar passagens aéreas baratas, encontrar boas opções de acomodação e fazer passeios por preços mais em conta.

 

Pensando em todas essas vantagens, nós separamos uma lista com cinco destinos nacionais para visitar no outono. Vale lembrar que, caso você queira economizar ainda mais nas suas viagens, a MaxMilhas oferece voos com até 80% de desconto para vários destinos durante o ano todo.

 

Jalapão  (TO)

 

Destino que caiu nas graças do público brasileiro nos últimos anos, a região do Jalapão, a 300 km de Palmas, no Tocantins, vem atraindo turistas que buscam desfrutar das belezas naturais e aproveitar o contato com a natureza. O que muitos não sabem é que a melhor época do ano para conhecer o destino é entre os meses de maio e junho. Com temperaturas amenas que variam dos 14ºC aos 20ºC,  pode-se aproveitar muito todos os passeios que o Jalapão tem para oferecer, como as dunas, as cachoeiras e as trilhas naturais.

 

Além disso, a vegetação da região permanece verde durante o outono e a umidade do ar está mais alta, não trazendo desconforto para os visitantes que sofrem com  problemas respiratórios. Outra vantagem significativa de visitar o Jalapão durante esse período são as poucas chuvas, que não vão atrapalhar os passeios programados.

Pantanal (MS e MT)

pantanal 800

Bioma que reúne uma das maiores e mais ricas aglomerações de animais silvestres do mundo inteiro, o Pantanal é uma referência para os turistas que desejam realizar a observação de animais e práticas de ecoturismo. Durante o outono, inicia-se o período de seca na região, por isso, esses são os melhores meses para visitar o destino.

 

Nessa época, é comum encontrar crocodilos, onças e outros animais, já que eles precisam sair em busca dos rios para a sobrevivência. Outras vantagens que também surgem durante o outono são as estradas, que têm melhor trânsito, e a diminuição dos mosquitos durante os meses de seca.

 

Gramado (RS)

Gramado

Bastante procurada para passeios no inverno, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, encanta os seus visitantes com o aconchego dos seus chalés, as lindas paisagens e a rica gastronomia. Por ser um destino majoritariamente procurado graças às temperaturas mais baixas, durante o inverno, os preços de acomodações e passagens para a região são bem altos. Por isso, o outono é uma época perfeita para visitar esse roteiro turístico.

 

As quedas de temperatura proporcionadas pela estação permitem conferir todo o charme da cidade pagando valores bem mais em conta entre os meses de abril e junho. É uma boa época para comprar os excelentes chocolates da região, além de encontrar pontos turísticos mais vazios, como a Rua Coberta e a Snowland.

 

Você pode aproveitar a viagem para conhecer a vizinha Canela, também muito procurada no inverno. Ambas ficam próximas à capital Porto Alegre.

Campos do Jordão (SP)

Camposdojordao

A chegada do frio também traz um charme ímpar para a cidade de Campo do Jordão, no sul do estado de São Paulo. Por apresentar menos movimento nos meses do outono, essa é considerada a baixa estação na cidade, quando encontramos acomodações a preços mais acessíveis.

 

Além disso, Campos do Jordão é uma das cidades brasileiras que mais se transformam com a chegada do outono. Sua vegetação natural sofre grandes alterações com a mudança climática: as folhas das árvores apresentam tons amarelados e depois caem, gerando paisagens semelhantes a que assistimos nos filmes.

Chapada Diamantina (BA)

chapadadiamantina-(1)

 

Outro destino que também tem baixa temporada durante o outono e, por isso, preços mais em conta do que o habitual, é a região da Chapada Diamantina, composta por 24 cidades na Bahia. Com poucas chuvas nessa época do ano, os passeios ecológicos tornam-se as principais atrações para os visitantes. Entre as opções, há trilhas, mergulhos em cachoeiras e prática de esportes radicais como o rapel.

 

As temperaturas na região não caem muito com a chegada do outono, então é possível aproveitar todas as atrações aquáticas da região. Outro benefício que o outono traz à Chapada Diamantina refere-se ao principal ponto turístico da região: o Poço Encantado. Durante os meses de abril e junho, o sol está na posição perfeita para gerar um lindo feixe de luz azul turquesa, deixando o poço ainda mais bonito que o habitual.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade