Cozinha original e autêntica do Pará chega à cidade de São Paulo

Continua depois da publicidade

A mostra gastronômica (aberta ao público) integra a programação da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que acontecerá em Belém de 21 a 24 de setembro em Belém

Agências com Edição do DIÁRIO

A cidade de São Paulo recebe a partir desta terça-feira (29), os temperos autênticos e a gastronomia mais original do país: a do Pará. O restaurante Tordesilhas, no bairro Cerqueira César, oferece aos paulistanos até dia 2 de setembro a culinária paraense. A mostra gastronômica (aberta ao público) integra a programação da VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que acontecerá em Belém de 21 a 24 de setembro em Belém.

Cardápio

Veja também as mais lidas do DT

A chef local Mara Salles, acompanhada do chef paraense da cidade de Santarém, Saulo Jennings Simões, bolaram um cardápio que une o requinte de uma metrópole cosmopolita com a elementos gastronômicos da cultura tapajônica, região oeste do Pará.

De entrada, Mojica de Aviú, Lasca de Mapará Grelhado e Vinagrete da Floresta, Bolinho de Piracuí, Geleia de Cupuaçu e Pimenta. Nos pratos principais Feijão de Corda em Vagem assado na brasa e leite de castanhas, Arroz de Tacacá (arroz + camarão seco + camarão fresco + tucupi + jambu), Piracaia (Surubim na Brasa) e tubérculos. Para sobremesa, frutas locais e Doce Tapajós (frutas de época e doces da região).

“A gente vai fazer uma Piracaia”, palavra indígena que significa peixe frito ou peixe queimado¨(pirá+caia), que Saulo redefine como “um ato de assar o peixe, à beira do rio”, e diz que vai “tentar levar essa essência para a mesa dos paulistas para eles terem a sensação de estar à beira de um rio no Pará, comendo um peixe assado”, ressalta.

O chef santareno ainda promete levar algumas entradas. “Surpresas de textura diferentes de outros peixes da região a exemplo do mapará, servido com ervas, essências da floresta, pimenta, farinha e a transformação do famoso tacacá num suculento risoto, e as sobremesas, geleias de frutas da Amazônia”, explica.

Além do restaurante Tordesilhas, a programação ainda se estende nos próximos dias, até 02 de setembro, aos restaurantes Dalva e Dito, e Capim Santo, além do Mercado Pinheiros.

A chef Mara Salles está acompanhada do chef paraense da cidade de Santarém, Saulo Jennings Simões: pratos autorais (Foto: divulgação)
A chef Mara Salles está acompanhada do chef paraense da cidade de Santarém, Saulo Jennings Simões: pratos autorais (Foto: divulgação)

Serviço – Reservas podem ser feitas pelo (11) 3107-7444. O restaurante Tordesilhas fica localizado na Al. Tietê, 489 – Cerqueira César – São Paulo. O valor por pessoa é de R$ 170,00.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade