Cuba recebe dois milhões de turistas e caminha para novo recorde

Continua depois da publicidade

Cuba recebeu este ano dois milhões de turistas estrangeiros, uma cifra que encaminha a ilha para um recorde de visitantes após o início de sua reaproximação com os Estados Unidos.

O ministério do Turismo destacou em um comunicado que a ilha alcançou em 12 de junho os “dois milhões de visitas”, 27 dias antes com relação ao ano passado.

A cifra representa um avanço de 12% com relação ao primeiro semestre de 2015.

Veja também as mais lidas do DT

Canadá, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Espanha, México e Argentina contribuíram “de forma significativa” com o crescimento do turismo em Cuba.

No ano passado, este destino do Caribe recebeu 3,5 milhões de turistas, 17% a mais que em 2014. Até o final de 2016, espera chegar aos 3,85 milhões de visitantes.

Só as visitas procedentes dos Estados Unidos tinham aumentado 93% até abril passado, com respeito ao mesmo período de 2015, e alcançado os 94 mil americanos, segundo o ministério do Turismo.

Os americanos que viajam para a ilha como visitantes, pois devido ao embargo em vigor desde 1962 ainda não estão autorizados a fazer turismo livremente.

Mesmo assim, o governo de Barack Obama – que restabeleceu relações diplomáticas com Cuba em julho de 2015 – flexibilizou algumas restrições e propiciou o aumento das viagens.

Com o aumento de turistas, a ilha enfrenta “o desafio”, não mais de atrair visitantes, mas de gerir sua maciça chegada, disse em março o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, na abertura de um evento em Berlim.

As autoridades cubanas realizam projetos de renovação e construção de hotéis para atender o crescente fluxo de turistas, segunda fonte de divisas depois dos serviços médicos.

Em 2015, a receita com o turismo foi de 2,8 bilhões de dólares.

“Além de continuar elevando a qualidade dos nossos serviços e continuar diversificando nosso produto turístico, também se concluem novas capacidades hoteleiras em importantes polos como Havana, Varadero, Cayo Santa María, Jardins del Rey e Holguín”, observou o ministério do Turismo. (AFP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade