Cuba recebe dois milhões de turistas e caminha para novo recorde

Cuba recebeu este ano dois milhões de turistas estrangeiros, uma cifra que encaminha a ilha para um recorde de visitantes após o início de sua reaproximação com os Estados Unidos.

O ministério do Turismo destacou em um comunicado que a ilha alcançou em 12 de junho os “dois milhões de visitas”, 27 dias antes com relação ao ano passado.

A cifra representa um avanço de 12% com relação ao primeiro semestre de 2015.

Canadá, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Espanha, México e Argentina contribuíram “de forma significativa” com o crescimento do turismo em Cuba.

No ano passado, este destino do Caribe recebeu 3,5 milhões de turistas, 17% a mais que em 2014. Até o final de 2016, espera chegar aos 3,85 milhões de visitantes.

Só as visitas procedentes dos Estados Unidos tinham aumentado 93% até abril passado, com respeito ao mesmo período de 2015, e alcançado os 94 mil americanos, segundo o ministério do Turismo.

Os americanos que viajam para a ilha como visitantes, pois devido ao embargo em vigor desde 1962 ainda não estão autorizados a fazer turismo livremente.

Mesmo assim, o governo de Barack Obama – que restabeleceu relações diplomáticas com Cuba em julho de 2015 – flexibilizou algumas restrições e propiciou o aumento das viagens.

Com o aumento de turistas, a ilha enfrenta “o desafio”, não mais de atrair visitantes, mas de gerir sua maciça chegada, disse em março o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, na abertura de um evento em Berlim.

As autoridades cubanas realizam projetos de renovação e construção de hotéis para atender o crescente fluxo de turistas, segunda fonte de divisas depois dos serviços médicos.

Em 2015, a receita com o turismo foi de 2,8 bilhões de dólares.

“Além de continuar elevando a qualidade dos nossos serviços e continuar diversificando nosso produto turístico, também se concluem novas capacidades hoteleiras em importantes polos como Havana, Varadero, Cayo Santa María, Jardins del Rey e Holguín”, observou o ministério do Turismo. (AFP)

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Principais medidas governamentais para empresas prestadoras de serviço

Por Marcelo Vianna* Diante das inúmeras medidas adotadas recentemente para beneficiar o setor empresarial por conta da crise do COVID 19, resumimos a seguir os principais...

Governo Federal suspende reajuste de medicamentos por 60 dias (Ouça!)

Governo do Brasil anunciou que o reajuste anual de todos os remédios será adiado por dois meses. O motivo é a crise provocada pela...

F-31 Quinteto de Medellín veste roupa mais moderna no corpo do tango

A música jamais poderia ser comparada a algo tátil, material,  mas aqui em Medellín, durante o 13° Festival Internacional de Tango, esse gênero musical...

Considerações sobre turismo e confinamento – por Bayard Boiteux*

(com edição do DIÁRIO) -----------------------------O confinamento não é uma escolha. É ao mesmo tempo uma possibilidade e um ato de sobrevivência para os grupos mais...

Governo prorroga prazo para recolhimento de INSS, PIS e COFINS

Por Marcelo Vianna* O Ministério da Economia acaba de publicar a Portaria 139, de 03.04.2020, prorrogando o prazo de recolhimento dos seguintes tributos federais:INSS das competências de março...

CEO e Fundador do Grupo OYO renuncia a salário anual seguido por equipe de liderança

O COVID-19 impactou significativamente o setor de hospitalidade global, com as ocupações de diversas redes de hotéis sendo afetadas drasticamente. Nesse período difícil e...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias